fevereiro 22, 2026 08:51

Em reunião com Abraciclo, Wilson Lima anuncia projeto para prorrogar inventivos fiscais

Para beneficiar o setor de duas rodas no Polo Industrial de Manaus (PIM) com segurança jurídica e atrair novas empresas, o governo do Estado vai enviar para a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) a proposta de prorrogação da lei que regulamenta a Política Estadual de Incentivos Fiscais e Extrafiscais – Lei 2.826, de setembro de 2003. O anúncio foi feito pelo governador Wilson Lima (PSC) nessa terça-feira, 17, durante reunião virtual com representantes da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocilcetas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

A legislação, debatida durante a reunião com a Abraciclo, deve ser prorrogada por mais dez anos e o objetivo do governador Wilson Lima é dar segurança jurídica às empresas, atrair novos investimentos para o PIM e simplificar alguns trechos da norma atual.

“O meu compromisso é de não aumentar um ponto percentual de tributação, de manter as regras como elas estão e renovar por mais dez anos. Quero tranquilizá-los de que as regras, a tributação, os incentivos vão continuar do jeito que estão, nada vai ser mexido. Só estamos ajustando alguns pontos antes de encaminharmos para a Assembleia Legislativa”, afirmou.

Wilson Lima afirmou ainda que, com segurança jurídica, novos investimentos são atraídos para o PIM e isso aumenta a oferta de empregos. Ele ressaltou que a confiança dos investidores do governo do Estado é fundamental para isso. Em maio deste ano, Wilson Lima se reuniu com representantes das mais de 400 empresas instaladas no parque fabril local para começar a tratar da prorrogação da lei.

Produção

Os representantes da associação também apresentaram números do setor de motos e bicicletas no PIM. A produção de bicicletas deverá atingir 850 mil unidades em 2021, volume 27,8% superior às 665.186 unidades fabricadas no ano passado. A previsão inicial, apresentada no início deste ano, estimava a fabricação de 750 mil bicicletas.

A nova estimativa é que as fábricas de motocicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus produzam 1,2 milhão de motocicletas, o que corresponde a um crescimento de 26,8% na comparação com o ano passado, quando 961.986 unidades saíram das linhas de montagem. A perspectiva inicial, apresentada no início do ano, era de 1.060.000 motocicletas.

 

Da Redação O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!