A secretária nacional de Assistência Social, Maria Yvelônia dos Santos, se reuniu nessa quarta-feira, 18, com a titular da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), Alessandra Campêlo, na sede da Pasta dando continuidade à agenda iniciada na última terça-feira, 17. O objetivo da reunião foi apresentar e explicar a Lei nº 14.176/2021, que altera os critérios de acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) e dispõe sobre o auxílio inclusão.
Com a mudança de critério, mais pessoas poderão aderir ao benefício. Conforme informações apuradas pelo O Poder, a reunião também serviu para explicar o funcionamento da Seas e como as equipes da Pasta atuam. A secretária de Bolsonaro mostrou-se interessada e colocou-se à disposição e não é a primeira pessoa da gestão do presidente a cumprir agenda em Manaus.
Desde a semana passada, a capital amazonense tem recebido ministros e coordenadores do Governo Federal. O próprio presidente cumpriu agenda na manhã dessa quarta-feira ao entregar um residencial na Zona Norte.
Agenda
Na reunião estavam gestores municipais, conselheiros e técnicos da política de assistência social e das políticas de garantia de direitos humanos, representantes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS Estadual) e de Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) que trabalham com Pessoas Com Deficiência. Na reunião, estava presente o vereador João Carlos (Republicanos).
“É extremamente importante mantermos nossas equipes atualizadas e bem informadas para manter a eficiência dos atendimentos à população que mais precisa. Com transparência e informação, conseguimos resolver qualquer situação”, ressaltou Campêlo.
BPC
O BPC garante um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência que comprove não possuir renda, nem de tê-la provida por sua família. Também são beneficiados os idosos acima de 65 anos na mesma situação. Entre as mudanças previstas pela nova lei, está a ampliação do acesso ao benefício utilizando, por exemplo, o critério de renda.
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Divulgação
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins