Roraima – Em post nas redes sociais na tarde dessa quinta-feira, 19, o senador Telmário Mota (Pros) reafirmou o seu posicionamento de que é necessário ‘acabar’ com a Operação Acolhida em Roraima e anunciou que estaria encaminhando uma solicitação ao Senado Federal e ao ministro da Defesa, Walter Braga Netto.
No início do vídeo, o senador garante que foi o primeiro político do Estado a se manifestar contra à acolhida de venezuelanos no Estado de Roraima. “Todo mundo no Estado de Roraima sabe que eu fui o primeiro político no nosso Estado a se manifestar contrário à Acolhida dos Venezuelanos no Estado de Roraima. Um país não cabe dentro de um Estado, principalmente o menor Estado da Federação”, inicia.
Destruição de Roraima
O senador afirmou que a operação está destruindo o Estado de Roraima e, por isso, deve ser encerrada. “O Brasil está fazendo a sua parte, devemos fazer ajuda humanitária, mas dentro da Venezuela. Hoje, Pacaraima virou um caos absoluto. Estamos levando essa situação ao presidente do Senado e também ao ministro da Defesa, ao Braga Neto. Precisamos parar com essa acolhida. Ela está destruindo o Estado de Roraima”, disse.
Crise
Em 2015, o Estado de Roraima se tornou o principal destino de venezuelanos que tentavam fugir da crise econômica, social e política. Muitos desses migrantes chegavam a se aventurar a pé para chegar a capital do Estado, onde esperavam ser acolhidos e recomeçar a vida.
Acolhida
Criada em 2018 para atender migrantes e refugiados, que aguardam a oportunidade de participar do processo de Interiorização ou absorção no mercado local, a “Operação Acolhida estabeleceu, na área urbana de Boa Vista, abrigos para acolhimento de indígenas e não indígenas. Nestes abrigos, são oferecidos alimentação, proteção, segurança, saúde e atividades sociais e educativas”, destaca trecho de publicação no site da Casa Civil.
Da Redação O Poder
Foto: Divulgação