Após um ano de pandemia, o comércio ainda sente os efeitos causados pela covid-19 em todo o mundo. O setor foi um dos mais prejudicados devido a necessidade do isolamento social que resultou no fechamento de algumas lojas por um certo período. Os principais problemas foram lembrados pelo presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM), Aderson Frota, durante entrevista ao Portal O Poder.
“Tivemos duas ondas de pandemia com consequências muito graves. Foram momentos muito difíceis para o comércio que precisou paralisar suas atividades. Por outro lado, conseguimos reduzir alguns efeitos. Na primeira onda, foram 112 dias de portas fechadas, o que resultou no desequilíbrio de muitos estabelecimentos. Na segunda onda, foram 71 dias. Precisamos nos reinventar e criar soluções para a melhoria da economia”, afirmou o dirigente.
Ainda de acordo com Frota, houve muitos problemas devido às dificuldades financeiras das empresas, o que resultou no desemprego. “Os estabelecimentos precisaram mudar as estratégias para evitar prejuízos maiores”, salientou.
Sobre os consumidores, o presidente da Fecomécio-AM informou que houve vantagens com o crescimento das modalidades drive-thru e delivery. O atendimento diferenciado, de acordo com Frota, facilitou a vida dos clientes que economizam tempo para adquirir determinado produto.
“As vendas pela internet ajudam bastante e tem crescido de forma assustadora. O cliente está exigente e perceptivo, ainda mais em uma cidade grande como Manaus, que tem as zonas Norte e Leste como pontos fortes comerciais”, frisou Frota.
O presidente informou que, aos poucos, as lojas estão se adaptando ao período para seguir com o atendimento aos clientes. Os estabelecimentos disponibilizam álcool em gel, exigem o uso da máscara, fazem a sanitização de ambientes e incentivam o distanciamento social.
Expectativas
Com a proximidade do Natal, melhor data para o comércio, o setor está otimista para as vendas. “O primeiro semestre foi positivo tanto em relação às vendas quanto à geração de empregos – foram criados mais de 2 mil postos em período de pandemia. Então, para o fim de ano, os resultados devem ser positivos com crescimento de vendas”, avaliou Frota.
O presidente avalia que as vendas do Dia das Mães – outra data forte para o comércio – foram um “sintoma” para as vendas de fim de ano. “A expectativa é de que devemos superar em até 10% as vendas do ano passado”, declarou o presidente da Fecomércio-AM.
Alyne Araújo, para O Poder
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