abril 29, 2025 08:11

RR: Abandonado e sem previsão de obras, ‘Totozão’ vira depósito de cadeiras novas

Roraima – Abandonado há mais de uma década, o Ginásio Poliesportivo Vicente Ítalo Feola, conhecido como Totozão, agora é usado para armazenar cadeiras. É o que aponta denúncia enviada à redação nesta segunda-feira, 30. Mesmo após dois anos e meio de mandato e com recursos em caixa, o governador, Antonio Denarium (sem partido), não iniciou a reforma e revitalização do local.

“Governo abandona cadeiras novas dentro de ginásio Totozão, em Boa Vista. Quero saber, como pagador de impostos, por que o governador está usando um local desprotegido, abandonado, para empilhar milhares de cadeiras compradas com dinheiro público?”, cita trecho da denúncia, ao acrescentar o questionamento: “Quanto o senhor governador pagou por essas cadeiras, para ficarem jogadas em um local abandonado?”.

Expectativa x Realidade

O local já foi palco de grandes eventos esportivos como disputas de artes marciais, jogos, futebol de salão, voleibol e basquete. Além disso, já foi sede da abertura de jogos escolares, concurso de bandas e fanfarras de Roraima e outras programações tradicionais de grande porte. Hoje, a realidade é bem diferente, tendo vista o abandono por parte do Poder Público, que virou alvo de denúncias da população.

O Totozão está situado em uma das principais avenidas de Boa Vista, a Ene Garcez, que dá acesso ao Aeroporto Internacional de Boa Vista – Atlas Brasil Cantanhede e onde fica a maior praça pública da cidade. Apesar de bem localizado, o ginásio poliesportivo está com a estrutura caindo aos pedaços, depredada, sem iluminação e tomada pelo mato e sujeira, servindo como abrigo para usuários de drogas e consumo de bebida alcoólica.

O que diz o governo

Com base na denúncia, a reportagem entrou em contato com a Secretaria de Comunicação do governo, para questionar o motivo do armazenamento das cadeiras em um local abandonado e quanto teria sido gasto na compra dos mobiliários. Em nota, o Executivo Estadual informou que o local não está apto para prática de esportes e que está em fase de conclusão um projeto de reforma geral.

De acordo com a nota, o projeto contemplará além do ginásio, a urbanização externa do local. “Enquanto a reforma não começa, o local que serviu de abrigo para venezuelanos em gestões passadas, está sendo utilizado para o armazenamento de mobiliários adquiridos pela secretaria, que estão recebendo tombamento e sendo distribuídos para as escolas da rede estadual”, completou.

Cadeiras empilhadas dentro do Totozão (Foto: Arquivo pessoal)

Mesma nota

Vale ressaltar que a nota enviada pela gestão estadual é exatamente a mesma encaminhada há um mês, quando O Poder publicou uma matéria sobre uma postagem de Denarium relacionada ao desempenho dos atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos de Tóquio, demonstrando valorizar a prática esportiva. Porém, como governador, entra em contradição ao deixar a estrutura do Totozão completamente abandonada.

 

Neidiana Oliveira, para O Poder

E-mail: [email protected]

Foto: Arquivo pessoal

Últimas Notícias

Entidade alvo da PF por fraude no INSS contratou filho de Lewandowski

Uma das entidades investigadas pela Polícia Federal (PF) por envolvimento no bilionário esquema de fraude nos descontos sobre aposentadorias...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!