A possibilidade do Brasil passar por uma crise na geração de energia elétrica e voltar a sofrer com apagões e racionamento foi tema de debate nesta quinta-feira, 2, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O alerta foi do deputado Serafim Corrêa (PSB), que citou uma fala do vice-presidente da República, Coronel Mourão, em que afirma que o Brasil vai passar enfrentar a falta de energia causada pela crise nos recursos hídricos.
“Caminhamos para o racionamento. Temos uma crise hídrica que nos acompanha há oito meses. Tudo isso era previsível e um comitê de crise deveria ter sido instalado. Temos agora o ‘negacionismo’ do governo federal negando que vai ter racionamento e pedindo para apagar ‘um bico’ de luz”, afirmou.
Serafim afirmou, ainda, que o aumento da tarifa de energia será grande e vai abalar a população do Amazonas. “O aumento da energia vai ser insuportável, com a volta da inflação e penalidades para o povo brasileiro. Quero registrar o bom senso do vice-presidente Mourão que, de forma clara, disse que vai ter racionamento sim. No momento que se discute energia eu quero registar o pesar que o Brasil vai passar que é muito complexo e complicado”, ressaltou.
Na esteira do colega, Sinésio Campos (PT) falou que vários bairros de Manaus, como exemplo o Parque Dez de Novembro, localizado ao lado da Aleam, estava sem energia. “Pessoas estão me ligando dizendo que está faltando energia em alguns bairros de Manaus. E a Amazonas Energia está cortando a eletricidade das pessoas”, afirmou.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins