A Prefeitura de Itacoatiara, a 270 quilômetros de Manaus, prorrogou o Decreto Municipal com novas medidas contra a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O documento entrou em vigor nessa terça-feira, 7, e será válido até a próxima segunda-feira, 13. A informação foi publicada na manhã desta quarta-feira, 8, no Diário Oficial Eletrônico dos Municípios do Amazonas.
O Decreto Municipal Nº 501, de 6 de Setembro de 2021, destaca a prorrogação de todas as medidas de prevenção, controle e contenção de riscos ao contágio da Covid-19, dispostas no Decreto nº 493, de 30 de agosto de 2021. O documento prorrogou as medidas dispostas no Decreto nº 451, de 13 de julho de 2021, que estabeleceu normas de flexibilização para o funcionamento dos segmentos localizados em Itacoatiara, a serem cumpridas e adotadas para o enfrentamento da emergência de saúde pública, de importância internacional em virtude da covid-19.
A prefeitura considerou que o cumprimento do limite de ocupação, restrito a 70%, seja respeitado em ambientes de bares e restaurantes, nos termos da orientação da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária Municipal, bem como em atenção ao Ofício n.º 121/2.021 – DPE/AM – Polo Médio Amazonas.
“Considerando que a redução das taxas de transmissão e da média móvel de óbitos por covid-19, no último mês, em Itacoatiara, permite a adoção de novas medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional, decorrente do novo coronavírus, conforme Relatório Epidemiológico do Departamento de Vigilância em Saúde, Boletim Boletim n.º 528, datado de 06 de setembro de 2021”, destacou a Prefeitura no Decreto.
Alessandra Aline Martins, para O Poder
Foto: Divulgação
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins