Roraima – Depois de cancelar o tradicional desfile cívico de 7 de setembro em Boa Vista, sob a justificativa de evitar a propagação do coronavírus, o governador de Roraima, Antonio Denarium (sem partido), entra em contradição e aglomera em ato pró-Bolsonaro. Mais de 20 mil pessoas participaram do evento na capital de Roraima, segundo a Polícia Militar.
Embora estivesse usando máscara, Denarium foi flagrado desrespeitando o distanciamento social ao abraçar manifestantes, alguns inclusive sem o uso da proteção facial, como o deputado estadual Gabriel Picanço (Republicanos). Ele também distribuiu apertos de mão e posou para fotos.
Em alerta
A manifestação pró-Bolsonaro ocorreu no momento em que Roraima registra alta no número de pessoas infectadas pelo coronavírus. Conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Roraima registra 124.453 casos confirmados e 1.958 mortes. Devido à quantidade de pessoas internadas, quase 90, o número de leitos de UTI pode ficar insuficiente caso o número de casos continue aumentando.
Apoio
Com as atenções voltadas para as eleições de 2022, o governador de Roraima aproveitou o ato para continuar tentando mostrar alinhamento com o presidente, assim como fez em 2018 quando foi eleito chefe do Executivo Estadual.
Durante a manifestação, Denarium usou uma camisa que estampa uma foto dele ao lado do presidente com a seguinte frase: “Bolsonaro presidente, Denarium governador”. Uma “dobradinha” que ele deseja que se repita no próximo ano.
Para estreitar a aliança, Denarium convidou o presidente para desembarcar em Roraima no dia 29 de setembro para participar da inauguração da Usina Termelétrica Jaguatirica, na zona Rural de Boa Vista. A última vez que Bolsonaro esteve no estado foi na campanha de 2018.
Anderson Soares, para O Poder
Foto: Divulgação