Roraima – Um Projeto de Lei da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Boa Vista garante que a capital de Roraima tenha o primeiro Centro de Reabilitação e Terapia Ocupacional para Pessoas com Deficiência (PCD) e pessoas de baixa renda. A proposta foi apresentada pela Comissão, protocolada na Câmara e, agora, aguarda inclusão na pauta de votação.
O vereador Dr. Ilderson (PTB), que compõe a Comissão de Saúde da Casa, destaca que a terapia ocupacional e fisioterapia podem trazer resultados extremamente relevantes para o cidadão.
“É importante destacar que o terapeuta ocupacional busca a reabilitação de pessoas com alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumas ao longo da vida e doenças adquiridas. A fisioterapia em si também tem grande influência no corpo e na mente, principalmente durante o processo de recuperação, tratamento de lesões e doenças, recuperação de movimentos do corpo e prevenção a distúrbios nos movimentos”, explicou.
Garantia
Pelo projeto, a prefeitura fica autorizada a criar o centro por meio de decreto municipal, para atender áreas da cidade onde há maior demanda de atendimento nessas especialidades e volume populacional.
O Centro Municipal de Reabilitação de Fisioterapia e Terapia Ocupacional será destinado ao atendimento de todas as faixas etárias. Ainda conforme o texto, o Poder Executivo Municipal regulamentará o funcionamento, estabelecendo as normas, regimento e regulamento interno, gerenciamento e o planejamento das ações e os recursos para manutenção do mesmo.
A Comissão
A Comissão de Saúde da Câmara é composta pelos vereador Dr. Ilderson (PTB), Melquisedeque Menezes (PSL) e Ruan Kenobby (PV). A proposição já foi protocolada na Câmara Municipal de Boa Vista e aguarda inserção na pauta de votação dos demais parlamentares municipais.
Da Redação O Poder
Foto: Divulgação