janeiro 19, 2025 10:27

RR: Ação que afastou Jalser da presidência da ALE retorna à pauta de julgamento do STF nesta sexta

Roraima – A Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) que impediu o deputado estadual Jalser Renier (SD) de permanecer no cargo de presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) retorna à pauta de julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta sexta-feira, 17.

No dia 11 de junho, o ministro Alexandre de Moraes reafirmou a inconstitucionalidade das sucessivas reconduções para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). O ministro julgou procedente o pedido do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) contra a permanência de Jalser Renier (SD) na presidência da Casa pelo quarto mandato consecutivo. O deputado foi afastado em janeiro deste ano por ordem do próprio ministro.

Ainda no dia 11, o julgamento foi suspenso após o ministro Gilmar Mendes pedir vista para analisar o caso. Antes dessa decisão, o julgamento estava previsto para terminar na próxima sexta-feira, 18. Agora, o caso volta a pauta do STF nesta sexta.

O afastamento de Jalser Renier da presidência da ALE foi fruto de uma ação movida pelo PSOL, representado pelo advogado e ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, que questionava a forma como o parlamentar foi reconduzido à presidência da Mesa Diretora da Assembleia.

De acordo com a sigla partidária, o deputado não vinha respeitando, desde 2015, o trâmite de conclusão dos mandatos para ser reconduzido ao cargo de presidente do Legislativo.

Sonho

Enfraquecido e com poucos aliados desde que perdeu o comando da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR),  Jalser Renier (SD) ainda sonha em reverter a derrota e voltar a ter o prestígio de presidente da Casa Legislativa. Nos bastidores, fontes afirmam que ele ainda acredita que reassumirá o comando da Casa.

 

 

Da Redação O Poder

Foto: Divulgação 

Últimas Notícias

PA: professores e indígenas pedem ‘cabeça’ de Rossieli

O cenário não está favorável para o secretário de Educação do Pará, Rossieli Soares, que está no centro de...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!