Roraima – O ex-secretário de Saúde de Roraima Airton Antônio Soligo, conhecido como ‘Airton Cascavel’, é suspeito de abusar sexualmente de uma neta. De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO), registrado do último dia 15, a mãe da criança alega que o crime teria ocorrido entre os dias 12 e 13, quando a vítima tinha ido visitar a casa do pai e do avô paterno.
Conforme o relato da mãe à polícia, ao retornar da visita, a menina reclamou de dores na região íntima. Questionada sobre o que teria ocorrido, ela contou que o avô teria pegado na parte íntima e machucado. “Que suspeita que sua filha tenha sofrido abuso sexual por parte do avô paterno”, cita trecho do documento.
O caso foi registrado pela mãe da vítima junto ao Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente da Polícia Civil de Roraima, onde também existe uma investigação sobre um outro caso de estupro de vulnerável contra Airton Antônio Soligo.
Segundo o BO, a vítima foi levada pela mãe ao Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) para atendimento médico, devido às dores. A mulher solicitou à polícia que a criança se submeta ao exame de corpo de delito, para possível comprovação do crime.
Reincidente
Airton Cascavel já responde a um inquérito policial instaurado em janeiro de 2019 por suspeita de estuprar uma adolescente que, à época, tinha 13 anos. O crime, conforme denúncia da vítima, ocorreu em uma chácara no Monte Cristo, zona rural de Boa Vista. O caso foi informado à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) pela mãe da garota.
Em depoimento, a vítima relatou que estava na chácara onde moram o avô e o pai. Ao acordar, se dirigiu à piscina, para usar a internet, quando foi abordada por Cascavel. Ao notar que a garota estava com os “lábios manchados”, ele quis saber o que havia acontecido e passou os dedos nos lábios.
A menina explicou que a mancha foi causada pela exposição ao sol após “chupar limão com sal”. Ainda segundo o depoimento da adolescente, após responder a Airton Cascavel, ele segurou o queixo da garota e passou a língua nos lábios dela. Assustada, a vítima se afastou e perguntou se ele estava “doido”.
Ex-secretário de Saúde
Airton Cascavel esteve como secretário estadual de Saúde de maio a julho deste ano. Ele foi o oitavo titular da pasta do governo de Antônio Denarium (PP), que afirmou que o nome teria sido uma “escolha pessoal”. Até março, Cascavel esteve como assessor especial do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello.
Da Redação O Poder
Foto: Divulgação