Roraima – Com chegada prevista para 9h20 em Roraima, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), acompanhado de ministros e parlamentares do Estado, deve cumprir agenda até as 12h, conforme divulgado nesta quarta-feira, 29, pelo Planalto. Ao todo, o presidente deve participar de seis eventos.
O primeiro compromisso será a cerimônia alusiva à Inauguração da Usina Termelétrica Jaguatirica II, localizada na região do Bom Intento, zona Rural de Boa Vista. Segundo o governador, Antonio Denarium (PP), a usina irá produzir energia de fontes renováveis e dará a Roraima a segurança energética esperada há mais de 30 anos.
De acordo com a agenda, o evento seguinte será a Concessão dos Aeroportos do Bloco Norte. O Aeroporto Internacional Atlas Catanhede, em Boa Vista, foi leiloado dentro do Bloco Norte à empresa francesa Vanci Airports, que vai administrar o local pelos próximos 30 anos. A operadora aeroportuária arrematou o bloco de sete terminais na região Norte.
O terceiro compromisso será a entrega de veículos do Programa Alimenta Brasil, seguido pela transferência de glebas da União para o Estado de Roraima. Os últimos eventos que o presidente deve cumprir serão a entrega de Título de Domínio à Família Beneficiária da Reforma Agrária e a Sanção da Lei Estadual referente à Redução do ICMS do Gás de Cozinha.
O Planalto informou que o voo de retorno de Bolsonaro para Brasília está previsto para 12h55, com chegada ao destino às 17h15.
Extraoficial
Apesar de não divulgarem a agenda de compromissos do presidente, segundo bastidores, ele deve ir a Pacaraima, município que faz fronteira com a Venezuela, para verificar a situação da imigração. Além disso, também está prevista a assinatura da ordem de serviço para a obra do Linhão de Tucuruí.
Visita
O anúncio da visita de Bolsonaro foi feito por Denarium em uma publicação em uma rede social no mês passado. No post, o chefe do Executivo afirmou que o presidente iria participar da solenidade de inauguração da usina, mas não revelou a agenda de compromissos no Estado.
“Fiz o convite ao presidente para que ele viesse inaugurar comigo e o povo de Roraima a usina termelétrica de Jaguatirica, que irá produzir energia de fontes renováveis, a gás natural e dará a Roraima a segurança energética esperada há mais de 30 anos”, escreveu Denarium.
Anderson Soares, Neidiana Oliveira para O Poder
Foto: Divulgação/Marcos Corrêa