Movimentos sociais e estudantis, partidos políticos e a sociedade civil farão uma nova manifestação neste sábado, 2, em todo o Brasil. Em Manaus, o evento ocorre a partir das 15, na praça da Saudade, Centro, com saída em direção à praça do Congresso.
Os protestos, que também devem acontecer em outros países, ganharam força nacionalmente pelos possíveis crimes cometidos pela gestão Bolsonaro durante a pandemia, como tem exposto a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, no Senado Federal. Há destaque também para a luta por um Auxílio Emergencial digno, contra a inflação e pela derrubada da Reforma Administrativa, que tramita na Câmara dos Deputados em fase de votação em plenário.
De acordo com o coordenador da Frente Brasil Popular em Manaus, Yann Evanovick, o “Fora Bolsonaro”, também vai mobilizar Manaus e o interior do Estado. “O ato tem como ponto de concentração a praça da Saudade e deve sair às 16h percorrendo as avenidas Epaminondas, Sete de Setembro e Eduardo Ribeiro, concluindo na praça do Congresso com o Festival Cultural em homenagem ao centenário de Paulo Freire. O ato tem como pauta o aumento abusivo dos preços dos combustíveis, dos alimentos, do gás de cozinha, além da defesa da vacina e da vida. Defendemos a saída imediata do presidente Bolsonaro”, ressaltou.
Até quarta-feira, 29, estavam confirmadas manifestações em 173 cidades brasileiras, além de, aproximadamente, 30 manifestações confirmadas no exterior – Alemanha (dois atos em Berlim e mobilizações em Colônia, Frankfurt, Freiburg e Munique), Áustria (Viena), Bélgica (Bruxelas), Canadá (Vancouver), Dinamarca (Aarhus), Espanha (Barcelona, Madri e Sevilha), França (Paris), Itália (Roma), Porto Rico (San Juan), Portugal (dois atos em Lisboa e um em Braga), Reino Unido (Inglaterra), Suíça (Zurique), Estados Unidos (Nova York e Flórida), Argentina (Buenos Aires).
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Acervo O Poder
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins