abril 21, 2025 10:19

Prefeitura lança Programa Segurança nas Escolas nesta quarta-feira

A Prefeitura Municipal de Manaus lança, nesta quarta-feira, 10, o Programa Segurança nas Escolas (Proseg) no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro. No local, estão diversas autoridades, além do titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Pauderney Avelino (DEM).

O Proseg tem o apoio de instituições como polícias Militar e Civil, Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), além  da atuação intersetorial com a Casa Militar, Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e o Centro de Controle da Cidade (CCC).

“Buscamos um serviço melhor para nossos alunos e isso passa pela segurança nas escolas. Temos inúmeras ocorrências que alteram a qualidade de estudo. Por isso, precisamos de projetos inovadores como o Proseg”, comentou Sérgio Fontes, do gabinete do prefeito David Almeida (Avante).

Os participantes do lançamento também enalteceram a importância de “encurtar” o processo burocrático das denúncias e ressaltaram a necessidade de se dar mais segurança para a comunidade como um todo. As rondas policiais serão mais ostensivas.

“Nós temos problemas com a segurança porque nos deparamos com problemas no dia-a-dia como roubo de equipamentos, cabos e fios, ar-condicionado e etc. Isso nos deixa uma situação de desconforto extremo, pois prejudica o ensino das crianças”, exemplificou o secretário de Educação, Pauderney Avelino.

O objetivo da Prefeitura de Manaus é potencializar a segurança pública por meio do novo programa Proseg. A ação vai beneficiar os mais de 250 mil alunos da rede de ensino, além de professores, gestores e toda a comunidade escolar em 509 unidades de ensino coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Programa

O Proseg será responsável por acompanhar a instalação, configuração, integração, operação, manutenção e fornecimento de um centro de Operações de Segurança, com sistemas de monitoramento, identificação e controle de acesso, além de acompanhar o atendimento móvel, reposicionamento de bens, locação de mão de obra de operador de controle de acesso de horas, locação de equipamentos para armazenamento de itens de alto valor e sistema de alerta de segurança por smartphone.

O Proseg também vai assessorar as Divisões Distritais Zonais (DDZs) e unidades escolares quanto à efetivação dos serviços contratados.

A partir da sua implantação o Proseg já apresenta melhorias como a modernização do sistema de segurança, com o aumento das tipologias de A a D e número de postos de Agentes de Portaria (AGPs), passando de 18 para 145. Utilização do aplicativo Sasi – Escola e Comunidade Segura, que será usado pela comunidade que vive no entorno das escolas e pelos servidores da Semed.

 

Priscila Rosas, para O Poder 

Foto: Reprodução 

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

Morre Francisco, o papa de hábitos simples que lutou para mudar a Igreja

Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!