janeiro 19, 2025 12:49

Novo presidente do TCE-AM fala em mudanças na Corte para 2022

Em entrevista exclusiva ao Portal O Poder, o novo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Érico Xavier Desterro e Silva, afirmou que fará mudanças e que seu projeto principal é tornar a Corte de Contas mais eficiente.

Durante a entrevista, Érico Desterro disse que vai tornar o Tribunal de Contas totalmente digital. “Até o momento os processos já estão todos de forma eletrônica, acabaram de ser digitalizados, e não há mais processos físicos”, destacou.

Conselheiro Érico Xavier Desterro e Silva – Foto: Divulgação

“Portanto, precisamos evoluir neste assunto. De uma forma geral, apropriar todo o conhecimento tecnológico que temos hoje para sempre tornar mais eficiente o Tribunal, esse é meu projeto principal”, apontou Érico Desterro.

De acordo com Érico Desterro, as mudanças são sempre necessárias, já que atualmente as coisas estão mudando numa velocidade rápida, e é preciso acompanhar os processos de tomada de decisão e mudanças na comunicação para que, dessa forma, exista mais eficiência nas atividades. 

“Ou estamos em um processo contínuo de mudanças ou ficamos para trás. Teremos sim, que fazer algumas mudanças, relacionadas inclusive a novas normas que surgiram no fim do ano. Ou que estão entrando em vigor no fim deste ano, e o que está chegando, notadamente, a Lei de Geral de proteção de dados, a de improbidade administrativa e de licitações e contratações administrativas”, explicou Érico Desterro. 

Por fim, o novo presidente do TCE, afirmou para O Poder que as mudanças, certamente, irão para imprimir ainda mais eficiência ao controle externo da Corte.   

Eleição no TCE

Érico Desterro foi eleito novo presidente da Corte de Contas para o biênio 2022-2023, na terça-feira, 16, somando o total de seis votos contra três votos de Júlio Pinheiro.

Biografia 

Érico Xavier Desterro e Silva é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atualmente, faz mestrado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP).

Foi procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Amazonas (MPC-AM) de 1999 a 2005, e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) desde 2006.

Atualmente, é professor concursado de Direito Administrativo e Introdução ao Estudo do Direito na Faculdade de Direito da (Ufam).

 

 

Alessandra Aline Martins, para O Poder

Foto: Divulgação

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

PA: professores e indígenas pedem ‘cabeça’ de Rossieli

O cenário não está favorável para o secretário de Educação do Pará, Rossieli Soares, que está no centro de...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!