O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), lançou a operação “Natal da Esperança”, na manhã desta segunda-feira, 22. O objetivo é reforçar o policiamento ostensivo nas ruas de Manaus e intensificar a atuação preventiva da Polícia Militar (PM) em todo o Estado, durante o fim de 2021 e início de 2022.
De acordo com o governador do Amazonas, a ação traz perspectivas significativas para o próximo ano, uma vez que é possível ver resultados nos números que já são apresentados, entre eles, no aumento de emprego e renda da população.
“Hoje, praticamente em toda esquina, está abrindo uma farmácia. Resultado da diminuição de tributos sobre medicamentos e sobre a confiança que os empreendedores têm no governo do Estado do Amazonas”, destacou o governador.
Wilson Lima apontou que hoje há um quantitativo significativo de empresas que estão mudando todas as suas ações para o Polo Industrial de Manaus (PIM). “O governo do Estado também tem feito uma injeção significativa na gestão da economia. Estamos fazendo a entrega do nosso auxílio emergencial permanente, que é o maior programa de distribuição de renda de todos os tempos. Por mês, são R$ 45 milhões entrando na economia”, afirmou Wilson Lima.
Fundeb
Durante o lançamento da operação, o governador disse que, ainda neste ano, vai pagar o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que vai ser o maior abono de todos os tempos.
“E tudo isto é importante neste momento em que o Estado está no processo de aquecimento da economia. Tem mais dinheiro em circulação, mais pessoas estão indo ao Centro e em outros locais de movimentação”, acrescentou o governador.
Incremento na segurança
Wilson Lima disse também que estava se reunindo com a tropa da PM e fez questão de cumprimentar pessoalmente. “Cada um que está aqui, e que usa uma farda desta, é representante legal do Estado e a população espera muito de cada um de nós, enquanto servidor público, principalmente, numa área que é tão sensível, que é a da segurança pública. Este ano estamos incrementando o efetivo de 280 homens que serão distribuídos em locais estratégicos”, explicou Wilson Lima.
O governador enfatizou, ainda, que o Amazonas tem um auxiliar nesta operação, que é o “paredão”, com 500 câmeras espalhadas pela cidade de Manaus.
Alessandra Aline Martins, para O Poder
Foto: Divulgação
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins