Em entrevista ao Portal O Poder, o presidente da Associação Comercial do Amazonas (ACA), Jorge de Souza Lima, apontou que, com a proximidade das festas natalinas, o Estado vai ter aumento de 3% nas contratações deste ano em comparação ao ano passado.
Segundo o dirigente, em todo território nacional, o total é de 20% de contratações para o fim do ano. Desse total, 3% vão corresponde ao Amazonas, o que reflete um cenário melhor que o do ano passado, por causa do momento crítico da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19).
“As contrações deste ano vão superar as do ano passado, porque em 2020 foi um ano crítico por causa da pandemia, que estava ruim. Este ano, tem a vacina, já estão tomando a terceira dose. Então, se espera um aumento substancial”, destacou Jorge de Souza Lima.
Ao O Poder, o presidente da ACA explicou, ainda, como as pessoas contratadas poderão ficar efetivadas após as vendas de fim de ano.
“Neste 3% de contratação no Amazonas, 1% fica efetivo, ou seja, quando o funcionário dá certo no local, é o primeiro emprego ou é indicação de pessoas que já trabalham nos estabelecimentos. As contrações vão acontecer em todos os segmentos”, explicou o presidente da ACA.
Jorge de Souza Lima acrescentou ainda, que os interessados devem procurar o Sine-Manaus e deixar os currículos nas lojas. As instituições vão chamar, e logo farão a classificação de acordo com a vaga disponível.
Segmentos
Entre os segmentos que mais deverá registrar demanda por trabalhadores está o de vestuário. Lojas com as confecções como carro-chefe são as que mais contratam para diferentes funções nesta época do ano.
Além de vendedores, há oportunidades para estoquista, arrumador, auxiliar administrativo, atendente e até gerente. Para boa parte das funções, não é necessário comprovar experiência.
As lojas de calçados, eletrodomésticos e eletroeletrônicos também devem reforçar o quadro funcional para o período. Em alguns casos, o único requisito para contratação é experiência de seis meses comprovada na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
Black Friday
Alguns estabelecimentos contrataram funcionários para atuarem durante o período de Black Friday. Parte desses trabalhadores deve permanecer no cargo para as vendas natalinas.
“A Black Friday é uma temporada comercial que cresce cada vez mais no nosso Estado. Como a margem de consumo cresce, a tendência é que as empresas invista no quadro de funcionários para atender à demanda. Então, muitos dessas pessoas que foram contratadas na Black Friday devem permanecer em seus postos. Tudo depende, é claro, do desempenho obtido durante o período de contratação”, frisou o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM), Aderson Frota.
Alessandra Aline Martins, para O Poder
Foto: Divulgação
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins