setembro 7, 2024 20:04

RR: Chico Rodrigues e ex-secretário Francisco Monteiro serão indiciados pela CPI da Saúde

Roraima – Na manhã desta quarta-feira, 6, durante a leitura do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), o deputado Jorge Everton, relator, anunciou que será feito o pedido de indiciamento do senador Chico Rodrigues (DEM) e do ex-secretário Estadual de Saúde, Francisco Monteiro Neto, além de outros 60 suspeitos.

Ambos são suspeitos de terem atuado em esquemas de processo licitatório para o desvio de verbas públicas da Saúde. Em outubro de 2020, Chico ganhou destaque na mídia nacional ao ser flagrado com dinheiro nas nádegas durante uma operação da Polícia Federal, que apura irregularidades no uso de pelo menos R$ 20 milhões de recursos destinados ao combate à Covid no Estado.

Os recursos deveriam ser usados para aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs) e testes rápidos de Covid-19. De acordo com a PF e a Controladoria-Geral da União (CGU), foram identificados vários indícios de sobrepreço e superfaturamento nos contratos para aquisição do material.

Ao ler a síntese do relatório final, o relator da CPI, deputado Jorge Everton (sem partido), detalhou os indícios do esquema de desvio de dinheiro, citou o nome de empresários supostamente envolvidos no crime, também serão indiciados. Ele explicou, ainda, que o senador foi apontado como o “núcleo político da organização criminosa”.

De acordo com o relator, Chico Rodrigues responderá pelos crimes de peculato, organização criminosa, crime de licitação e advocacia administrativa. Já o ex-secretário vai responder pelos crimes de licitação, improbidade administrativa, organização criminosa, peculato, emprego irregular de verbas públicas e prevaricação do código penal.

Criada em 28 de agosto de 2019, a CPI foi instaurada para apurar possíveis desvios de verbas públicas na Secretaria Estadual de Saúde. Durante as investigações, mais de 23 contratos foram cancelados, mais de 74 depoimentos colhidos, mais de 90 pessoas ouvidas durante operações policiais. Ao todo, será pedido o indiciamento de 62 pessoas que acontecerá ainda no mês de dezembro.

 

 

Da Redação O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Com mais de 30 dias de registro, Wanderlan ainda aguarda julgamento

Com mais de 30 dias de registro, o candidato a prefeito de Autazes, Wanderlan Sampaio, ainda aguarda julgamento pelo...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!