fevereiro 20, 2026 18:57

Empresas terceirizadas deverão destinar vagas para incentivo ao primeiro emprego no AM

As empresas terceirizadas do Amazonas terão que destinar 30% de suas vagas de emprego para o Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego para os Jovens (PNPE). É o que determina o Projeto de Lei em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A matéria de autoria do deputado Tony Medeiros (PSD).

Tony Medeiros afirma, em sua justificativa, que o Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego é a primeira iniciativa do Governo Federal de organizar uma política social permanente e abrangente voltada para a relação juventude, qualificação e mercado de trabalho. Essa política está sendo desenvolvida no Departamento de Políticas Públicas para Juventude (DPJ), inserido na Secretaria de Políticas Públicas de Emprego, e se constitui em um programa “guarda-chuva”, com diversas ações e módulos.

“O objetivo é estimular a contratação de jovens de 16 a 24 anos, de baixa renda e baixa escolaridade, por meio de estímulo às empresas participantes. Além disso, também pretende contribuir para a qualificação e inserção de jovens por meio da participação da sociedade civil na execução das ações do programa, com foco em três eixos de organização: fomento à geração de postos de trabalho formais, preparação para o primeiro emprego e articulação com a sociedade civil”, ressaltou.

A matéria vai ser avaliada pelas Comissões Permanentes da Aleam e deve ser votada a partir de fevereiro do ano que vem, quando os deputados voltam do recesso parlamentar.

 

 

Augusto Cosa, para O Poder

Foto: Divulgação

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!