Entre os nomes da lista tríplice para membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), que deve ser apreciada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), está a primeira mulher mestre em Direito no Programa de Pós-Graduação em Direito da (PPGDir) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Adriana Lo-Presti Mendonça.
Agora, Mendonça é mestre em Direito em Constitucionalidade e Direitos na Amazônia da parte da primeira turma de mestrado em Direito da Ufam. Ela era a única mulher da turma. Além disso, Adriana Lo-Presti Mendonça já foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Amazonas, entre os anos de 2016 a 2018.
A advogada categorizou a experiência como desafiadora e gratificante. “Fico muito honrada”, disse. O gosto pelo estudo continua e ela está fazendo doutorado em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (Unifor).
Lista Tríplice
A votação da lista tríplice aconteceu no dia 24 de novembro de 2021. Adriana Lo-Presti Mendonça recebeu 13 votos e Affimar Cabo Verde Filho; 11. Quem recebeu mais votos foi Pedro de Araújo Ribeiro, com 17. O escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) irá preencher a vaga deixada pelo desembargador eleitoral Fabrício Frota Marques, após renunciar.
Mendonça acredita que a votação é representa o reconhecimento do seu trabalho. A advogada tem mais de 20 anos de carreira. Além disso, ser a única mulher na lista tríplice é um grande marco na representatividade feminina.
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Divulgação
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins