Roraima – A prefeitura de Boa Vista inicia nesta terça-feira, 21, a antecipação do intervalo de tempo para aplicação da dose de reforço de vacinas contra a covid-19 dos atuais cinco meses para quatro meses. A medida segue orientação e autorização do Ministério da Saúde.
Com a redução do período, o objetivo é ampliar a proteção da população diante do avanço de novas variantes e reduzir a hospitalização e óbitos, especificamente em grupos de risco.
A dose de reforço é destinada para todos os indivíduos com mais de 18 anos de idade e deverá ser administrada a partir de quatro meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose), independente do imunizante aplicado.
O imunizante a ser utilizado para a dose de reforço deverá ser, preferencialmente, Pfizer, ou de maneira alternativa, Janssen ou AstraZeneca.
Também será destinada uma dose de reforço para todos os indivíduos imunocomprometidos acima de 18 anos de idade que receberam três doses no esquema primário (duas doses e uma dose adicional), que deverá ser administrada a partir de quatro meses.
Da Redação O Poder
Foto: Divulgação