fevereiro 20, 2026 21:23

Vereadores discutem em entrevista por causa de Cotão

Os vereadores Amom Mandel (sem partido) e William Alemão (Cidadania) trocaram farpas durante entrevista ao vivo no programa ”Boa Noite, Amazônia”, nessa terça-feira, 21. O motivo seria o Cotão, como é conhecida a verba para a Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap), da Câmara Municipal de Manaus. A cena ganhou destaque nas redes sociais.

Mandel falava sobre o aumento do Cotão e criticou o aumento da verba de gabinete, realizada na última semana de sessões da Casa Legislativa. O vereador é o único a não usar a Ceap.

“A utilização dessa verba em minha opinião é uma utilização desnecessária ao vereador. É uma verba que, historicamente, é usada para desvios. Desvios de notas frias e assim por diante, não só em Manaus, mas no Brasil”, frisou Amom Mandel ao explicar porque não usa o cotão.

A fala incomodou Alemão, que sentiu-se ofendido mesmo sem citação do nome. “Até porque você me inclui nessa história e a última coisa que sou é corrupto, Amom”, falou.

“Não estou acusando você”, rebateu Amom. “Você afirmou que os vereadores utilizam essa cota para desvio”, respondeu Alemão. “Mas não usou nomes”, defendeu a jornalista Paula Litaiff, que apresentava o programa.

Mandel então questionou o colega: “Serviu a carapuça?”. Alemão respondeu negativamente à pergunta. “Eu não falei o nome William Alemão, mas se serviu a carapuça…”, frisou Amom. “De jeito nenhum”, rebateu Alemão. “Então pronto”, concluiu Amom seguindo o assunto.

A entrevista continuou após a discussão.

O Comitê do Amazonas de Combate à Corrupção ingressou na última segunda-feira, 20, com uma representação contra o presidente do Parlamento Municipal, David Reis (Avante), junto ao Ministério Público do Amazonas (MPAM) por aumentar a Ceap em 83%, de R$ 18 mil para R$ 33 mil.

 

 

Priscila Rosas, para O Poder

Foto: Divulgação 

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!