O governador Wilson Lima (PSC) reinaugurou, nesta segunda-feira, 3, o Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Ana Maria dos Santos Braga, no bairro São José, Zona Leste, uma das áreas mais populosas de Manaus. A unidade inaugura o perfil Caic+ Especialidades, que amplia a oferta de atendimentos médicos pediátricos na rede estadual de Saúde.
Wilson Lima afirmou que o Caic+ Ana Braga vai ofertar, de forma inédita, seis novas especialidades: neurologia, ortopedia, psiquiatria, endocrinologia, reumatologia e pneumologia, além de se tornar unidade referência em reabilitação neuromotora.
“É um momento histórico com uma série de reformas nas unidades que atendem crianças e adolescentes. Fazemos uma correção histórica de quem atende de 13 a 18 anos. O Caic atende de 0 a 18 anos. Não adianta reformar um Caic e colocar para funcionar sem ampliar os atendimentos. É preciso assumir a questão da alta complexidade. Começamos pela Zona Leste, onde temos uma população muito grande que depende da saúde pública”, ressaltou.
O governador destacou a parceria da Assembleia Legislativa, que tem contribuído para a aprovação de projetos voltados para a saúde pública. “O atendimento humanizado é um diferencial no atendimento hospitalar”, destacou.
Wilson Lima afirmou que este ano haverá consolidação de muitas estratégias que começaram em 2019 na área de Saúde. “Nunca a Saúde avançou tanto. Agora, o Amazonas tem UTIs no interior quem se já existissem, teriam feito a diferença na pandemia. Conseguimos no ano passado ampliar a maternidade Balbina Mestrinho com leitos e implantação do parto humanizado e colocamos UTIs modernas que a rede privada não tem. Já reformarmos o PAM da Codajas, o hospital Delphina Aziz, que agora está funcionando em sua plenitude e diminuindo as filas de cirurgia. Se forem no Delphina Aziz, vão ver que nada deixa a desejar ao hospital Albert Einsten e ao Sírio Libanês, sem exagero. Esse padrão de excelência que queremos atingir na saúde do Amazonas”, afirmou.
O secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, falou sobre a importância do Caic+Especialidades. “Estamos saindo da função básica e entrando na média e alta complexidade, com 3 mil consultas por mês, com metade por especialistas. Temos neurologia, psiquiatria, consultoria odontológico. Quero agradecer ao governador Wilson Lima porque estamos há seis meses na gestão e não tem nada que ele negue para a saúde. O governador está sempre preocupado e me pedindo projetos para a Saúde”, ressaltou.
O deputado Sinésio Campos (PT) também participou da solenidade de reinauguração do Caic e destacou que a obra esteja na Zona Leste, onde mora há 36 anos. “Eu sempre tive uma preocupação para que fizessem um anexo do João Lucio, chamado de Joãozinho, que foi um grande gargalo, e esse puxadinho não tinha como dar apoio necessário aos profissionais de pediatria. Quero dizer não somente como deputado estadual, mas como morador da Zona Leste, estamos reinaugurando uma unidade na maior zona populacional da cidade”, afirmou.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins