Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no terceiro trimestre de 2021 o setor de serviços cresceu 1,1%, e o GetNinjas, aplicativo para contratação de serviços do Brasil, também contabilizou um aumento no volume de demanda durante o período e analisou de perto o comportamento do mercado no Norte e Nordeste do país.
Norte
De acordo com a plataforma, o número de pedidos feitos pelos nortistas aumentou cerca de 30% no terceiro trimestre do ano passado em comparação ao mesmo período de 2020. Um dos destaques é o crescimento na demanda por serviços da categoria de Saúde, que dobrou no terceiro trimestre do ano passado. Os profissionais mais demandados foram psicólogos e nutricionistas.
Além disso, a categoria de serviços domésticos contabilizou um aumento de 96% na demanda, com destaque para profissionais como diaristas, babás, motoristas, adestradores de cães e cozinheiras. A procura por tal categoria também foi expressiva em Estados como Amazonas, que somou um crescimento de 78%, e no Pará, local em que os pedidos subiram 100%.
Já advogados, contadores e detetives particulares foram os prestadores de serviço mais demandados da categoria de Consultoria, que viu o volume de solicitações crescer 50%. Por fim, o ranking de serviços mais demandados na região Norte durante o terceiro trimestre incluem os seguintes profissionais:
1º lugar: Psicólogo
2º lugar: Advogado
3º lugar: Diarista
4º lugar: Pedreiro
5º lugar: Assistência Técnica de Televisão
Nordeste
Segundo a plataforma, o volume de solicitações feitas por nordestinos cresceu 20% no terceiro trimestre do ano passado em comparação com o mesmo período de 2020. Um dos destaques é o crescimento da demanda por profissionais da categoria de Serviços Domésticos, que cresceu 74% no mesmo intervalo de tempo. Os prestadores de serviços mais buscados na categoria foram diaristas, babás e motoristas.
Além disso, a demanda por serviços da categoria de Saúde aumentou 68% no terceiro trimestre de 2021; os tipos de profissionais mais buscados foram: psicólogos, nutricionistas e cuidadores de pessoas. A preocupação com o bem-estar fez com que a busca por profissionais da área da saúde dominasse grande parcela da procura por serviços em estados como Pernambuco, que teve um acréscimo de 81% nas solicitações para a categoria, e o Ceará, região na qual o número de pedidos destinados a prestadores de serviço do setor da saúde subiu 78%.
Por fim, a plataforma também fez um ranking dos cinco prestadores de serviços mais demandados na região Nordeste durante o terceiro trimestre. Confira:
1º lugar: Assistência Técnica de Televisão
2º lugar: Psicólogo
3º lugar: Diarista
4º lugar: Advogado
5º lugar: Pedreiro
Com informações da assessoria
Foto: Reprodução