Roraima – Com apoio da Prefeitura de Boa Vista, a Comunidade indígena Darôra iniciou a primeira etapa da colheita de cerca de 7 toneladas de melancia. A safra 2022 faz parte do Projeto Hortifrútis (HF), desenvolvido por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI).
A região tem se destacado na produção de hortifrútis e mostrado safras de referência a cada colheita, fornecendo um excelente retorno para a comunidade. Segundo a agricultora familiar Marinalda Augusto, o incentivo e acompanhamento da prefeitura, através da equipe técnica da SMAAI, é fundamental para o sucesso da lavoura.
“Essa parceria tem nos ajudado a desenvolver a atividade. Hoje, com as orientações e acompanhamento podemos ver os bons resultados. Recebemos os insumos necessários para o plantio e estamos colhendo melancias de qualidade. Isso é muito gratificante para nós pequenos agricultores”, disse.
A entrega de insumos para a produção de HF foi feita no inicio de novembro do ano passado, nas comunidades atendidas pela prefeitura. Em 2021 foram fornecidas cerca de 1.750 toneladas de insumos para o fomento a agricultura familiar, das quais, 240 toneladas para as comunidades indígenas.
“Há dois meses foi feita a entrega dos insumos do projeto de verão e hoje fazemos a primeira colheita do ano aqui na comunidade. Estamos dando apoio também no transporte até a capital onde será o produto será comercializado”, explicou Ariosto Brito, técnico agrícola da SMAAI.
Incentivos para a produção
Em 2021, foram atendidas cerca de 117 famílias nas comunidades indígenas. Com os incentivos e apoio da prefeitura, muitos iniciarão o plantio pela primeira vez, com boas expectativas para as culturas de inverno que já estão no planejamento de plantio.
A prefeitura de Boa Vista disponibiliza máquinas e implementos agrícolas como tratores, grades aradoras e niveladoras, encanteiradores, plantadeiras e calcariadeiras para auxiliar as famílias no campo ao longo do ano. Dentre os insumos fornecidos destacam-se o calcário e superfosfato, para o preparo do solo; o NPK, para adubação de fundação; a ureia e o cloreto de potássio para adubação de cobertura, além de sementes de qualidade como de milho, feijão, melancia, melão, dentre outras.
A SMAAI presta o apoio aos produtores em todas as etapas do ano e os investimentos fomentam o desenvolvimento da agricultura familiar, melhorando a qualidade de vida. O secretário adjunto de Agricultura, Cezar Riva, reforçou o compromisso da gestão com o desenvolvimento do agro, desde a criação da pasta em 2017.
“Além dos insumos e máquinas, disponibilizamos também o serviço de assistência técnica com visitas periódicas nas propriedades assistidas no município de Boa Vista. O compromisso de gestão assumido pelo prefeito Arthur Henrique vem sendo fielmente cumprido e executado dentro dos prazos estabelecidos e os resultados positivos são perceptíveis, tanto no que tange à qualidade dos produtos, quanto no gradativo aumento de produtividade obtida pelos nossos agricultores que abastecem o mercado da capital”, afirmou.
Da Redação O Poder
Foto: Divulgação