A leitura da mensagem do prefeito David Almeida (Avante) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), tradicionalmente feita no início dos trabalhos legislativos, foi marcada por vários erros técnicos. O presidente da Casa Legislativa, David Reis (Avante), tem feito gastos exorbitantes para as melhorias técnicas do Parlamento, que parecem não ser aplicados.
Nesta manhã, o vereador Raif Mattos (DC) foi chamado para cantar o Hino Nacional Brasileiro na tribuna do plenário Adriano Jorge. Porém, a equipe técnica da Casa Legislativa não soltou a música. Sem graça, o parlamentar começou a cantar o hino mesmo sem a melodia.
Na transmissão, é possível ouvir o microfone vazado do prefeito David Almeida “acalmando” o colega. “Fica aí, Raiff”, disse.
Durante a apresentação do prefeito, também houve erros como demora na projeção ou slides fora de lugar. Mas, Almeida soube lidar com a situação ao apresentar os projetos à medida em que eles iam aparecendo.
Não ficou claro se os erros foram da equipe da Casa Legislativa ou da Prefeitura de Manaus. Ao fim da transmissão, a equipe de som cometeu outro deslize ao atrasar o Hino de Manaus. Em toda primeira Sessão da semana, este hino é tocado.
Aglomeração
David Reis também promoveu uma aglomeração na leitura da mensagem do prefeito. Diferente do ano passado, a cerimônia teve “casa cheia”. No plenário Adriano Jorge, era possível notar aglomerações ocasionadas por repórteres e convidados.
A galeria também estava cheia. Algo preocupante com o número de 4.718 novos casos de covid-19 confirmados pelo Boletim Diário de Covid-19, edição 668, da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).
É preciso lembrar que o presidente do Parlamento manteve o regime híbrido como forma de proteger os parlamentares e servidores de possíveis contaminações. Porém, essa regra foi esquecida hoje. Poucos foram os convidados que acompanharam a solenidade de forma on-line.
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Robervaldo Rocha/CMM
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins