Em assinatura da Ordem de Serviço para a construção de Três Unidades Básicas de Saúde (UBS) nesta quinta-feira, 03, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), comemorou que a capital amazonense está em primeiro lugar entre as capitais no ranking nacional do Índice Sintético Final (ISF) do programa “Previne Brasil”, do Ministério da Saúde. A pontuação é de 81%.
“Eu não tenho tempo de bater boca e nem de brigar, só tenho tempo de trabalhar pela minha cidade”, alfinetou Almeida em seu discurso. “Eu não posso dar errado porque se eu não der certo como gestor, as pessoas vão me comparar com aqueles que tiveram a oportunidade. Eu não quero ser comparado com ninguém”, alertou.
Na leitura da mensagem governamental, realizada nessa quarta-feira, 02, no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o prefeito também falou a mesma frase ao comentar sobre o planejamento para 2022, onde anunciou que irá investir R$ 1,3 bilhão em Manaus. As críticas não foram direcionadas a uma pessoa específica mas aos repreensores da sua gestão de um modo geral.
Almeida comentou sobre a aprovação da sua gestão e investimentos que serão feitos no Conjunto Viver Melhor, bairro Lago Azul, na Zona Norte de Manaus, local onde as Ordens de Serviços foram assinadas. Além disso, outras unidades de Porte IV serão construídas nos bairros Novo Aleixo e Cidade de Deus.
‘Previne Brasil’
Manaus está em primeiro lugar no ranking nacional do Índice Sintético Final (ISF) do programa “Previne Brasil” do Ministério da Saúde, com 81% de pontuação. Conforme informações divulgadas pela Prefeitura, o índice mede a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), colocando Manaus à frente de cidades como Palmas (TO), Curitiba (PR), Maceió (AL) e Rio de Janeiro (RJ).
O ISF é a média dos percentuais individuais de cada um dos sete indicadores do programa Previne Brasil e serve de base para a avaliação, pelo Ministério da Saúde, do desempenho e da qualidade dos serviços oferecidos aos usuários, para fins de financiamento das ações de saúde.
“Hoje, Manaus é a cidade que tem os melhores índices, nós conseguimos aumentá-los e isso é motivo de comemoração, porque quando iniciamos a gestão estávamos com 44% e hoje estamos com mais de 100%, de melhorias nos atendimentos da nossa saúde básica. Agora nós vamos acessar esses recursos, investir em melhores condições de trabalho para os servidores e a população será beneficiada com esse trabalho”, destacou o chefe do Executivo municipal.
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Dhyeizo Lemos/Semcom