setembro 21, 2024 23:28

RR: Má qualidade de serviço da Caer em Mucajaí vira alvo de Representação de vereadores no MP

Roraima – Os vereadores Antônio Silva Lima (Pros) e Joelson Silva da Costa (PL) entraram com uma Representação contra a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), por não prestar serviço de qualidade e deixar várias regiões desabastecidas no município de Mucajaí.

A Representação foi protocolada na manhã desta sexta-feira, 4, na Promotoria de Justiça de Mucajaí. No documento, os parlamentarem pedem que providências sejam tomadas para garantir o fornecimento de água regular e imediato aos moradores.

De acordo com o vereador Joelson Costa, presidente da Câmara Municipal de Mucajaí, pelo menos quatro localidades estão sendo afetadas com a falta do serviço de qualidade. Ele revelou que as reclamações por parte dos moradores são constantes.

“A Vila Samaúma, por exemplo, vem sofrendo constantemente pela falta de água. Tudo isso poderia ser evitado. O governo do Estado perfurou um poço artesiano na localidade, mas como nos aproximamos de uma campanha eleitoral, estão deixando para colocar em funcionamento próximo das eleições, ou seja, fazer mídia”, criticou.

Joelson disse, ainda, que outra situação precária está ocorrendo na Vila Nova, onde há apenas uma única rede de água que foi feita pelo Executivo Municipal na gestão do ex-prefeito Gordo Lopes. Segundo ele, à época, foi utilizado materiais adequados e, depois disso, as demais ligações de encanamento são feitas com mangueiras de irrigação ou materiais inadequados.

“O governo, através da Caer, que é detentora da concessão de exploração desse serviço, não faz investimentos no melhoramento das redes para levar água de qualidade à Vila Nova e, agora, passou a cobrar taxa pelo serviço mau prestado de fornecimento de água”, enfatizou.

Segundo o parlamentar, além das regiões citadas, o problema da falta de água ocorre também na Vila da Penha e na Colônia Apiaú.

“Os moradores reclamam da qualidade da água. Afirmam que não é ideal para o consumo, pois é salobra e com mal cheiro, levando à população a comprar água no mercado local”, lamentou.

‘Politicagem’

Por meio de nota, a Caer afirmou que os vereadores tentam fazer política usando o serviço público como temática e garantiu, ainda, que a atual gestão aumentou a oferta de água em Mucajaí por meio do ‘Programa Água para Todos’.

“A empresa realizou diversas melhorias e prevê novos investimentos em Mucajaí. Já foram perfurados dois novos poços artesianos no local aumento a oferta de água na região. Também foi realizada a reforma da agência de atendimento da Caer na sede do município, reativados dois, instalados 310 novos hidrômetros, instalados cloradores novos em todos os poços artesianos e construída uma extensão de rede de 1,4 mil metros na Vila Apiaú”, diz trecho da nota.

A empresa garantiu, ainda, que vai realizar a substituição de 1,7 mil metros na adutora de 200mm da rede adutora de abastecimento da Estação de Tratamento de Água até o município, perfurar um novo poço artesiano na vila Apiaú, perfurar um novo poço artesiano na vila Nova, um novo poço artesiano na vila Da Penha e construir uma extensão de rede de 600 metros na vila Apiaú.

Além disso, a empresa prometeu, também, que “”um novo poço artesiano foi perfurado na vila Samaúma e deverá ser ativado nos próximos dias. E ainda, no calendário das ações da Caer consta o processo de contratação de empresa para a construção de uma nova sede, reforma da casa de química, da estação de tratamento e laboratórios no município”.

Por fim, a Companhia garante que está cumprindo o seu papel social “levando água potável para a casa dos roraimenses” e que a diretoria “lamenta, mais uma vez, que o serviço de saneamento básico seja usado como pauta pelos vereadores daquele município por desconhecimento das ações”.

 

Da Redação O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Em Presidente Figueiredo, grupo de Fernandão racha ao tentar segurar ímpeto de Palhano

Segundo informações de bastidores, pessoas próximas ao candidato à Prefeitura de Presidente Figueiredo (a 126,8 quilômetros de Manaus), Fernando...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!