setembro 11, 2024 00:14

Federação do União Brasil com MDB pode mudar tabuleiro político no Amazonas

Senadores do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e do Democratas (DEM) confirmaram com exclusividade ao Portal O Poder, nesta terça-feira, 8, conversas sobre a possibilidade de federação do partido União Brasil (junção do PSL com o DEM) com o MDB. O fato pode mudar o tabuleiro político no Amazonas do pleito eleitoral deste ano.

Caso isso ocorra, o ex-governador Amazonino Mendes pode perder o comando da legenda no Estado. Pesquisas mostram o favoritismo de Amazonino na disputa pelo Executivo Estadual. 

Nos bastidores da política, o ex-governador Amazonino Mendes já estaria articulando com outros dois partidos em busca de uma filiação para permanecer na disputa pelo governo do Amazonas. 

Confirmações

Procurado pelo Portal O Poder, o senador Eduardo Braga não negou a conversa, mas preferiu não se manifestar sobre o assunto. “Ainda não tem como ter essa resposta. Eu não tenho nada a declarar neste momento”, disse Braga. Mas, pessoas próximas aos senadores do MDB confirmam as conversas.

O presidente do DEM, ACM Neto, por meio de sua assessoria, relatou que, por enquanto, o que há são conversas sobre a federação. Porém, sem nenhuma definição.

Por sua vez, o senador pelo Estado de Pernambuco, Fernando Bezerra (MDB), relatou para a reportagem do Portal O Poder que há grandes chances de o MDB federar com o União Brasil. 

A reportagem do Portal O Poder entrou em contato com o presidente do Partido Social Liberal (PSL), deputado federal Luciano Bivar, porém não obteve resposta até a publicação desta matéria. 

Além do presidente do PSL, também não houve respostas dos senadores Marcelo Castro (MDB-PI), Dário Berger (MDB-SC) Davi Alcolumbre (DEM-AP), Maria do Carmo Alves (DEM-SE), Marcos Rogério (DEM-RO) e Jayme Campos (DEM-MT).

Homologação

O presidente do Democratas em Mato Grosso, ex-deputado federal Fábio Garcia, confirmou que a homologação da criação do União Brasil deve ser feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira, 8. O partido passará a ter autonomia para buscar filiados e alcançar o objetivo de fazer dois deputados federais e quatro estaduais nesta eleição.

De acordo com Fábio Garcia, o partido será o maior do Brasil e o maior de centro-direita da América Latina. O União Brasil surgiu da fusão entre Democratas e PSL.

 

 

Alessandra Aline Martins, para O Poder

Foto: Divulgação

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

RR: Justiça Eleitoral atende pedido de Nicoletti e derruba registro de Catarina

Nesta terça-feira, 10, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) definiu que o candidato do partido União Brasil para...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!