O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), prorrogou por mais 90 dias a Situação de Emergência do Município por causa da pandemia de Covid-19. O Decreto nº 5.261 foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) da última sexta-feira, 18.
Conforme o documento, Almeida levou em consideração o contágio rápido da variante Ômicron e que o Brasil ainda está em situação de pandemia. A medida será válida até que se atinja o percentual necessário de imunizados contra a doença.
“A situação ainda demanda o emprego de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença no município”, diz trecho do documento.
O controle da pandemia em Manaus continua sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que está autorizada a adotar medidas necessárias, entre elas, o encaminhamento de relatórios a David Almeida sobre a situação da doença na capital amazonense, articular-se com as esferas Estaduais e Federais no combate à pandemia e demais planos estratégicos previstos.
A publicação do DOM está aqui.
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Antonio Pereira / Semcom