Roraima – O presidente da Assembleia de Roraima (ALE-RR), Jalser Renier (SD), decidiu exonerar todos os servidores comissionados da Casa Legislativa. O ato é da última sexta-feira, 25, mas publicado no Diário Oficial da ALE desse domingo, 27.
As exonerações ocorrem praticamente às vésperas da reunião extraordinária convocada por 16 deputados, marcada para esta segunda-feira, 28, onde seria cassado o mandato do presidente da Casa por conduta incompatível com o decoro parlamentar.
Em outro trecho da publicação, explica que o ato não se aplica aos servidores integrantes dos cargos comissionados que compõem a estrutura dos gabinetes parlamentares.
Jalser é apontado pelo Ministério Público (MPRR) como líder de uma organização criminosa criada para sequestrar e torturar o jornalista Romano dos Anjos, da TV Imperial.
Cassação
Na sexta-feira, dezesseis deputados assinaram um documento convocando uma sessão extraordinária para votar a cassação de Jalser por quebra de decoro.
No sábado, 26, Jalser reagiu, deu uma coletiva de imprensa atacando colegas e se dizendo vítima. O deputado também afirmou que não pautaria a sessão extraordinária.
Nula
Na edição do Diário Oficial da Assembleia da última sexta-feira, 25, mas publicado no dia 27, o 1º vice-presidente da ALE, Jânio Xingu, declara nula a convocação da sessão extraordinária. Segundo a publicação, a decisão foi baseada no Regimento Interno da Casa Legislativa.
Da Redação O Poder
Foto: Divulgação