setembro 7, 2024 21:05

Assinada por políticos e empresários, Carta Aberta em defesa da ZFM pede revisão de Decreto

Em documento divulgado nessa quarta-feira, 2, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), reafirma a importância da Zona Franca de Manaus (ZFM) para todo o Brasil. A “Carta Aberta do Amazonas” será entregue pelo chefe do Executivo Municipal e políticos do Estado ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), na próxima semana em Brasília (DF).

O documento representa uma tentativa de diminuir o impacto do Decreto Presidencial que reduz o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI). Os políticos e empresários que a assinam pedem uma revisão.

“O Polo Industrial de Manaus, com as suas mais de 500 fábricas, gera, aproximadamente, 600 mil empregos diretos e indiretos, faz do Amazonas o Estado com maior arrecadação federal da região Norte e da capital amazonense uma das dez maiores economias do país”, diz trecho da carta que destaca a importância da Zona Franca de Manaus. 

O documento também pede que não reduzam o IPI porque, tal medida, prejudica a competitividade. Desde a última sexta-feira, 25, quando o Decreto Presidencial nº 10.979 foi publicado, esse tem sido o assunto dos políticos amazonenses que tentam uma conversa com Bolsonaro para reduzir impactos ou anular os efeitos da redução.

“Somos favoráveis à redução do IPI e até em percentuais superiores a 25%. Entendemos que essa medida é importante para o processo de reindustrialização do país. Mas a adoção de uma medida de corte linear”, explica o documento pedindo a revisão do Decreto. 

A Carta Aberta foi sugerida pelo senador Omar Aziz (PSD-AM) durante reunião convocada por David Almeida e envolvendo políticos e empresários do Amazonas. O encontro foi realizado na última segunda-feira, 28.

O documento é assinado pela Prefeitura de Manaus, bancada do Amazonas no Congresso Nacional, Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Câmara Municipal de Manaus (CMM), Associação Amazonense de Municípios (AAM), Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), Sistema Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Sistema Fieam), Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus).

A Carta está aqui

 

 

Priscila Rosas, para O Poder 

Foto: Rorbervaldo Rocha/CMM

Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins

Últimas Notícias

Com mais de 30 dias de registro, Wanderlan ainda aguarda julgamento

Com mais de 30 dias de registro, o candidato a prefeito de Autazes, Wanderlan Sampaio, ainda aguarda julgamento pelo...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!