A Rússia adotará uma abordagem mais direta em seu esforço para capturar cidades ucranianas depois que os planos de cercar alvos como Kiev foram frustrados, afirmou um oficial militar da Otan.
“Estamos vendo uma mudança na estratégia do lado russo… Eles estão menos focados em cercar cidades, mais concentrados tentando entrar”, disse o funcionário à CNN.
“O bombardeio [mais pesado] é um efeito colateral dessa mudança”, disse o funcionário.
O lento avanço da Rússia e as pesadas perdas sofridas nos primeiros dias de sua invasão forçaram a mudança, disse a autoridade, com as forças russas agora paralisadas por questões logísticas enquanto tentam avançar na Ucrânia.
“É toda a cadeia logística que de alguma forma não está funcionando [corretamente]”, disse o funcionário da Otan. “Então, o que vimos é uma estratégia realmente ruim, combinada com má preparação e moral cada vez menor.”
“Eles não têm comida, falta combustível e também peças de reposição”, acrescentou.
Embora uma forte resistência ucraniana seja em grande parte responsável por impedir o avanço russo, o funcionário da Otan alertou que a situação no terreno pode mudar rapidamente e que as “expectativas” devem ser “geridas”.
Os ucranianos vão se cansar enquanto a Rússia ainda tiver novas reservas, alertou o funcionário. “A Rússia pode escalar ainda mais”, disseram eles.
O funcionário acrescentou que ainda há uma chance de os militares bielorrussos se juntarem à ofensiva.
Conteúdo: CNN
Foto: Divulgação