O Partido Republicanos, comandado pelo deputado federal Silas Câmara, pode receber um novo comando e “cair no colo” da família do ex-prefeito de Coari (a 363 quilômetros de Manaus) Adail Pinheiro (PP). A troca de comando estaria sendo articulada por Silas, com consentimento do presidente da Executiva Nacional, deputado Marcos Pereira.
Ao analisar o processo eleitoral de 2022, o grupo comandado por Silas deslumbrou a possibilidade de êxito da candidatura de Adail Filho à Câmara Federal. Vale lembrar que os grupos de Silas e de Adail Pinheiro almejam ter um vice em uma chapa majoritária.
Conforme pessoas próximas ao presidente do diretório Estadual do Republicanos no Amazonas, a conversa entre Silas e Adail Pinheiro teria ocorrido durante essa semana, no escritório do ex-prefeito, no Campos Elísios, Zona Centro-Oeste de Manaus.
Independente
Existe, também, a possibilidade de o partido marchar de forma independente nas eleições de 2022, caso não consiga alinhar proposta para o pleito. Nos bastidores, o partido estaria em fase de conversas com representantes do atual governador, Wilson Lima (PSC) e, também, do ex-governador Amazonino Mendes (sem partido), com quem a família Pinheiro já teria um contato mais articulado. O teor da conversa seria para emplacar um vice na chapa que disputa o comando do Amazonas.
Fontes próximas a Silas Câmara confirmam a conversa e alinhamento entre o Republicanos e a família Pinheiro e que o deputado abriria mão do comando da legenda para ter Adail Filho candidato ao Congresso Nacional.
Disse e não disse
Procurado pelo O Poder, o presidente da Executiva Nacional do Republicanos, Marcos Pereira, informou que não tem conhecimento sobre a troca de comando do partido no Amazonas. Mas, fontes próximas a Silas Câmara afirmaram que o deputado ligou para o escritório de Adail para confirmar a possibilidade de troca de comando na legenda para ter Adail Filho deputado federal.
Sem comentário
O deputado Silas Câmara não comentou sobre o assunto até a publicação desta matéria.
Henderson Martins, para O Poder
Foto: Acervo O Poder