O ex-presidente Lula (PT) esteve em Manaus na tarde desta segunda-feira, 7. O avião com o petista chegou à capital amazonense por volta das 15h40 para abastecer. A pré-campanha do petista em Manaus está prevista para o próximo mês.
Em sua visita relâmpago, o ex-presidente conversou com o senador Omar Aziz (PSD), o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PSD), o deputado federal Zé Ricardo (PT), o deputado estadual Sinésio Campos, a ex-deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB) e o ex-deputado estadual Eron Bezerra (PCdoB).
A aeronave ficou no hangar do aeroporto. A conversa entre Lula e os parlamentares durou, aproximadamente, uma hora.
“Foi uma conversa com uma pauta bastante extensa. Lula, mais uma vez, mostrou o seu otimismo com a candidatura à presidência da República e possibilidade de vitória. O objetivo de Lula, aos 76 anos, é mudar o país para melhor”, afirmou Vanessa Grazziotin ao dizer que o ex-presidente voltará para Manaus em breve.
Até abril, de acordo com a ex-parlamentar, a federação do PT com partidos como o PCdoB deve ser firmada. O PV e o PSB também devem compor a federação. “O objetivo é anunciar a federação antes do fim do prazo da janela partidária”, disse Vanessa.
Sobre temas regionais, os parlamentares e Lula também conversaram sobre a redução de 25% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). “Não houve um tratamento especial para a Zona Franca de Manaus no sentido de competitividade. Lula sempre teve compromisso com o modelo e entende a importância da Zona Franca para o Amazonas e para o Brasil”, destacou o ex-deputado estadual Eron Bezerra (PCdoB).
A questão ambiental também esteve na pauta. Lula disse que a matéria será tratada para que a Amazônia esteja no epicentro do Brasil.
Eleição
Lula pretende, ainda, eleger uma grande número de deputados federais e senadores para ter apoio em Brasília. “O senador Omar deverá ficar ao lado de Lula”, destacou Vanessa ao dizer que o PSD pode entrar em coligação com o PT, que, por enquanto, ainda não definiu candidatura ao governo do Amazonas.
A ideia é eleger de dois a três deputados federais.
Henderson Martins, para O Poder
Imagens: Henderson Martins