Roraima – A deputada estadual Yonny Pedroso ‘enterrou’ quaisquer possibilidades de se reaproximar do deputado cassado Jalser Renier e se filiou ao Progressistas. A sigla reúne diversos adversários do ex-deputado, como o governador Antonio Denarium e o deputado federal Hiran Gonçalves. O anúncio ocorreu durante evento na manhã desta segunda-feira, 7.
Yonny Pedroso era considerada uma das principais ‘protegidas’ do ex-deputado, mas se afastou quando Jalser perdeu o comando da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), em janeiro do ano passado.
Na semana passada, Yonny votou favorável à cassação de Jalser Renier por conduta incompatível com o decoro parlamentar. No total, Jalser teve o mandato cassado por 18 deputados.
Desvio de verbas
Em dezembro de 2018, Yonny Pedroso foi presa pela Polícia Federal, na capital de Roraima, por suspeita de envolvimento em um esquema de desvio de verbas do transporte escolar.
Já em 2019, o juiz federal Helder Girão Barreto autorizou que Yonny tomasse posse como deputada estadual. Ela foi eleita em 2018, com 5.872.
Yonny estava cumprindo prisão domiciliar e, após tomar posse, chegou a ir trabalhar na Casa Legislativa usando tornozeleira eletrônica.
Outras filiações
Além de Yonny, os deputados Jânio Xingu e Chico Mozart também se filiaram ao PP. Xingu deixou o PSB, enquanto Mozart abandonou o Cidadania.
Da Redação O Poder
Foto: Divulgação