O lançamento de candidatura do ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), teve baixa adesão, tanto por políticos de renome como por lideranças da capital amazonense. O evento aconteceu na rua Javari, 948, conjunto Vieiralves, bairro Nossa Senhora das Graças, Zona Centro-Sul.
A baixa adesão foi perceptiva logo na entrada do evento, onde poucas pessoas estiveram reunidas. Na sala principal do evento, também se percebeu a ausência de nomes, tantos que disputam o cargo majoritário como proporcional.
Com cargo eletivo, apenas o deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania), Rosivaldo Cordovil (PSDB) e Raulzinho (PSDB) se fizeram presentes na reunião.
A única coisa que foi visualizada com excesso, foram os fogos de artifícios que estouraram por alguns minutos. A vizinhança chegou a reclamar da barulheira.
Comparativo
Há quem diga que o evento de filiação do ex-secretário de Limpeza Pública, Sabá Reis, teve proporção entre três ou quatro vezes maior que a do tucano Arthur.
Vice desaparecido
A ausência de políticos foi tão grande que o próprio vice-governador do Estado, Carlos Almeida (PSDB), não compareceu ao evento que lançou a candidatura de um dos principais nomes do partido no Amazonas.
Carlos Almeida se filiou ao PSDB em maio de 2021, com o objetivo de disputar o pleito deste ano.
Tentativa
Esta é a terceira vez que Arthur Neto se coloca na disputa de uma vaga ao Senado. A primeira foi em 2002, quando se elegeu como o mais votado do pleito, juntamente com o ex-senador Jefferson Peres, formando com o Gilberto Mestrinho a tríade de senadores do Amazonas.
Henderson Martins, para O Poder
Foto: Henderson Martins