setembro 7, 2024 21:22

RR: Servidores temem cair na malha fina por ‘trapalhada’ da Segad na emissão da ‘Cédula C’

Roraima – Nesta sexta-feira, 25, servidores efetivos do governo de Roraima denunciaram ao O Poder que a Secretária de Estado de Gestão Estratégica e Administração (Segad) não está emitindo o Comprovante de Rendimentos, conhecida como Cédula C, para declaração de Imposto de Renda (IR) de forma correta.

Segundo os denunciantes, que além do salário efetivo também exercem função gratificada, a ‘Cédula C’, emitida pela secretaria, para declaração do Imposto de Renda está com erros, informando apenas os vencimentos de salário efetivo.

“Ela (Segad) disponibilizou a ‘Cédula C’ dentro do prazo. No entanto, a informação lá está errada. Se eu não tivesse me dado conta desse erro sobre o salário, que tá menor, eu teria feito a declaração de imposto de renda com informação equivocada e iria cair na malha fina, iria pagar juros e multa por uma série de circunstâncias que não são minhas, é um erro da administração”, relatou uma servidora que pediu para não ser identificada.

Outra servidora informou que, após diversas reclamações, funcionários da Segad reconheceram o erro e cogitam que o problema tenha ocorrido em todos os comprovantes, mas não há posicionamento oficial da direção da pasta.

“Lá na administração você reclama, eles identificam o problema, depois de muita insistência porque não queriam admitir, mas até hoje não está resolvido. Há mais de 15 dias a gente espera uma solução porque tem prazo para fazer a declaração do Imposto de Renda”, desabafou.

Ainda conforme os denunciantes, eles temem que o problema não seja resolvido dentro de tempo hábil para conseguirem realizar a declaração.

Prazo

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda começou no dia 7 de março e vai até o dia 29 de abril.

Precisam declarar pessoas que tiveram rendimentos acima de R$ 28.559,00 em 2021 ou, ainda, que tenham patrimônio superior a R$ 300 mil.

A ‘Cédula C’ é um documento obrigatório para que os funcionários declarem à Receita Federal os rendimentos tributáveis para a declaração anual, com ano base de 2021.

Governo nega

Horas após a publicação da matéria, o governo de Roraima respondeu os questionamentos da reportagem. Por meio de nota, a Secretaria de Gestão Estratégica e Administração afirmou que os servidores estão mentindo. “Não procede a informação sobre cálculos divergentes da cédula C dos servidores públicos estaduais”.

A pasta argumenta, ainda, que “caso algum servidor não concorde com o valor descrito no documento para fins de imposto de renda, que procure a sede da Segad, no setor da Folha de Pagamento, sala 12, que será reavaliada”.

 

Da Redação O Poder

Foto: Divulgação/Governo de Roraima 

Últimas Notícias

Com mais de 30 dias de registro, Wanderlan ainda aguarda julgamento

Com mais de 30 dias de registro, o candidato a prefeito de Autazes, Wanderlan Sampaio, ainda aguarda julgamento pelo...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!