Roraima – Com os últimos anos de gestão marcada por constantes licitações milionárias, o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), pretende gastar, dessa vez, mais de R$ 3,4 milhões com serviços de informática. A informação consta no Portal da Transparência do governo do Estado.
O aviso de licitação e o edital foram divulgados no site do governo no dia 14 deste mês, na aba da Comissão Permanente de Licitação (CPL). Conforme os documentos, os serviços irão atender a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc).
“Serviços técnicos de Tecnologia da Informação para o arrendamento, instalação, configuração, otimização, treinamento e suporte técnico em desenvolvimento de software de gestão prisional e inteligência penitenciária e policial, necessários para a estruturação e organização da interligação das unidades prisionais pertencentes a Sejuc”, detalha trecho do edital.
Ainda conforme o edital, a empresa irá atuar para unificar sistemas de segurança. “Integração com o sistema nacional de gestão prisional e compartilhamento seguro e estruturado de informações ao sistema de segurança pública, ministério público, defensoria pública e poder judiciário”.
Justificativa
Para realizar a licitação milionária, o governo do Estado informa que leva em consideração as rebeliões, o crime organizado em facções criminosas e as mortes ocorridas dentro do sistema prisional.
“Além disso, as fragilidade das informações penitenciárias que torna o sistema vulnerável, urge-se a necessidade de implantação imediata de um sistema que possibilite o gerenciamento das informações administrativas, reconhecimento de indivíduos através de características físicas e de cumprimento de pena dos reeducandos nas unidades prisionais”, destaca.
Anderson Soares, para O Poder
Foto: Divulgação