fevereiro 21, 2026 16:54

RR: Justiça acata ação popular e suspende decreto de Estado de Calamidade Pública

Roraima – Na manhã desta terça-feira, 5, a Justiça do Estado de Roraima determinou a suspensão do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 002/2022, que trata da  prorrogação  do estado de calamidade pública até o dia 31 de dezembro de 2022, em razão da pandemia da Covid-19.

“Determino a suspensão do decreto legislativo nº 01/2022, até ulterior deliberação, sob pena de multa de R$10.000,00, por dia de descumprimento, limitados a 30 (trinta) dias”, decide a Justiça.

A decisão é do juiz Aluízio Ferreira Vieira, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Boa Vista. A ação popular foi protocolada na Justiça no dia 10 de março, um dia depois da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE) aprovar a prorrogação do decreto, que é de autoria do governo do Estado, vigente desde março de 2020.

Ação Popular

Na ação popular, ingressada pelo advogado Jorge Mário, foi argumentado que com a aprovação do decreto, permite ao governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), fazer diversas ações proibidas por lei em ano comum e eleitoral como, por exemplo, firmar contratos sem licitação, enviar recursos aos municípios do interior às vésperas do período de campanha, além de romper o teto de gastos de cestas básicas.

Em entrevista concedida a O Poder, o advogado disse que a Justiça tomou a decisão correta pois, desta forma, o Estado fica impossibilitado de fazer novas compras sem licitação, consequentemente, evitando possíveis desvios de recursos públicos.

“Com a suspensão, o governo não poderá mais contratar serviços, nem comprar materiais sem licitação. Com isso, acaba a ‘sangria’ do Estado com pagamentos quando, onde e como queria o governador, sem necessidade de prestar conta ou cair em crime de improbidade administrativa e responsabilidade fiscal”, comentou Jorge Mário.

Para o advogado, o sentimento agora é de alívio e de dever cumprido. “Sinto-me como um cidadão que teve seus direitos e seu patrimônio reassegurados novamente”, comemora.

 

Anderson Soares, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!