setembro 21, 2024 19:37

RR: Sampaio e Denarium são denunciados no MP por crime de improbidade administrativa

Roraima – O presidente da Assembleia Legislativa (ALE-RR), Soldado Sampaio (Republicanos), e o governador do Estado, Antonio Denarium (PP), foram denunciados no Ministério Público de Roraima (MPRR) por improbidade administrativa ao fazerem o remanejamento de R$ 55 milhões das contas do Estado para a Casa Legislativa.

A representação foi protocolada no MPRR na tarde dessa terça-feira, 5, pelo advogado Jorge Mário. Em entrevista a O Poder, ele explicou que Denarium realizou vários repasses de crédito suplementar por excesso de arrecadação à Assembleia, ação esta proibida por lei, segundo o magistrado.

“A Constituição Estadual no artigo 18 proíbe qualquer remanejo de algum valor excedente para os Poderes. Em seis decretos, Denarium remanejou para a Assembleia o total de 55 milhões de reais. Com isso, os dois cometeram o crime de improbidade administrativa, um por mandar e o outro por receber esse dinheiro”, explica Mário.

Na representação, o advogado sustenta que esses repasses começaram a ser feitos por Denarium no dia 2 de dezembro de 2020, sendo o último no dia 24 de dezembro de 2021, todos realizados após o governador Denarium decretar Estado de Calamidade Pública em razão da pandemia da Covid-19.

“Os repasses foram realizados em momentos críticos do combate à pandemia, com superlotação de leitos nos hospitais estaduais, falta de respiradores e medicamentos, sobrecarga de atendimento nas unidades de saúde e da crise generalizada decorrente da Covid-19. Tais valores deveriam ser única e exclusiva destinados ao combate à pandemia”, cita trecho do documento.

Pedido de cassação

O advogado disse, ainda, que o próximo passa será fazer um pedido de cassação e de impeachment do governador por causa das “pedaladas fiscais”.

“Em seguida, vamos tentar recuperar os R$ 55 milhões para que ele retorne para os cofres do Estado novamente e, se for o caso, que seja utilizado na Saúde Pública. Não para a Assembleia fazer política de assistencialismo com entrega de cestas básicas”, destacou o advogado.

Assembleia

Procurado pelo O Poder, a assessoria de comunicação da Assembleia Legislativa informou desconhecer o conteúdo da suposta representação protocolada no Ministério Público de Roraima sobre repasses de créditos suplementares por excesso de arrecadação destinados ao Poder Legislativo.

“Este Poder esclarece que não foi notificado acerca de qualquer procedimento relacionado a esse assunto. Destacamos ainda que todos os repasses de recursos feitos à Assembleia cumpriram estritamente a legislação vigente”, cita a nota.
Governo
Também por meio de nota, o Governo do Estado disse que ainda não foi intimado, e, por desconhecer o teor, não vai se manifestar por ora.

 

 

 

Anderson Soares, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Em Presidente Figueiredo, grupo de Fernandão racha ao tentar segurar ímpeto de Palhano

Segundo informações de bastidores, pessoas próximas ao candidato à Prefeitura de Presidente Figueiredo (a 126,8 quilômetros de Manaus), Fernando...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!