dezembro 30, 2025 06:46

Por telefone, Wilson Lima garante conversa com ministro do STF para explicar ZFM

Por telefone, o governador Wilson Lima (UB) conseguiu agendar uma reunião entre o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, e o procurador-geral do Estado, Giordano Bruno, que vai explicar os impactos do decreto do governo Bolsonaro do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na Zona Franca de Manaus (ZFM).

A expectativa é de que Giordano Bruno consiga convencer o ministro dos impactos que prejudicam o modelo econômico do Amazonas e obtenha uma decisão favorável para barrar o decreto de redução do IPI em 25% de Bolsonaro.

Paralelamente ao encontro de Mendonça com o procurador-geral do Amazonas, a informação é que exista uma conversa do ministro do STF com técnicos do Ministério da Economia, com a possibilidade de reeditar o decreto e amenizar os impactos a ZFM.

Na reunião com Mendonça, o procurador-geral poderá argumentar sobre os impactos tributários e os dados ao modelo estrutural da Zona Franca.

Giordano Bruno também deve apresentar as decisões favoráveis que ocorreram na Corte do Supremo quando os temas levaram a prejuízos para a ZFM.

A expectativa é de que a reunião aconteça nesta quarta-feira, 27, em Brasília. O encontro deve ter a presença do deputado federal Silas Câmara (Republicanos), levando em consideração a proximidade com o ministro Mendonça.

 

 

Henderson Martins, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Acareação sobre Banco Master expõe procedimento inusual no STF

As diligências determinadas pelo ministro Dias Toffoli na investigação sobre as fraudes do Banco Master expõem um procedimento considerado...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!