Segunda melhor data para o comércio, o Dia das Mães será celebrado no próximo dia 8. Empresários do setor estão animados para a data e estimam crescimento nas vendas deste ano, com base em estudo feito pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas.
O levantamento, realizado entre 4 e 14 de abril, entrevistou 315 consumidores em diferentes zonas da cidade e os indagou sobre o que pretendem comprar, quanto esperam gastar, a forma de pagamento que será utilizada e onde pretendem adquirir os produtos e serviços. Também foram entrevistadas mães, que apontaram quais presentes desejam receber.
Para o presidente da Fecomércio-AM, Aderson Frota, o Dia das Mães é de extrema importância para o calendário comercial. “O Dia das Mães é a segunda melhor data para o Comércio. Na nossa pesquisa, detectamos que 98% dos entrevistados desejam presentear nessa data, o que demonstra o carinho pelas mães, sejam elas esposas, filhas, irmãs. Esse universo feminino é o foco desse grande momento de comemoração”, ressaltou.
No que tange aos pontos de atenção que devem ser observados pelos comerciantes, Aderson Frota ressalta o comprometimento da renda e o aumento dos preços como fatores que devem impactar o consumo no período. “As pessoas hoje estão cautelosas, pois as crises que desencadearam o aumento nos preços e comprometeram a renda, ainda estão presentes no cenário econômico da atividade comercial. Isso exige a atenção do comércio, para que ele leve crédito, promoções e vantagens, e estimule a produção de um resultado positivo para o setor”, analisou.
Lista de presentes
Um dos destaques da pesquisa se refere aos presentes que as mães desejam receber no seu dia. Das 282 entrevistadas, 23% desejam receber perfumes e cosméticos, seguidas por 23% que esperam receber produtos de vestuário. Calçados (15%) e bolsas e acessórios (12%) também estão entre os desejos de presentes das mães no período.
Nesse item da pesquisa, 27% responderam que planejam comprar perfumes e/ou cosméticos, seguidos por 19% que pretendem comprar calçados e 16% que irão comprar peças de vestuário. Os participantes também selecionaram almoço e/ou jantar (15%), bolsas e/ou acessórios (11%) e flores e/ou cestas (8%), como opções com os quais desejam presentear.
Preços
As faixas de preços que apresentam as pretensões de gastos dos consumidores é liderada por R$ 101,01 a R$ 200, que foi selecionada por 45% dos entrevistados. Os valores de R$ 50,01 a R$ 100 aparece em segundo lugar entre as expectativas de gastos e 19% dos entrevistados pretendem gastar de R$ 201 a R$ 500.
Locais
Dos entrevistados, 32% farão as compras em shopping centers, 31% preferem fazer as compras no Centro. As lojas de bairro são a opção predileta de 27% dos consumidores, enquanto 6% planejam fazer suas compras via e-commerce. Já 4% não souberam informar onde pretendem comprar o presente.
Pandemia
A expectativa positiva de lojistas e consumidores está motivada pelo período de redução nos casos de covid-19. “No primeiro ano da pandemia, as lojas estavam fechadas durante a temporada de compras para o Dia das Mães, o que causou prejuízo para o comércio. No segundo ano, as vendas ainda foram tímidas. Então, o comércio vem de um período ‘amargo’ e se anima com a flexibilização ou liberação de boa parte das atividades”, explicou a economista Bianca Rezende.
Outro detalhe importante, na avaliação da especialista, é a aceitação do e-commerce. “Essa modalidade, com certeza, chegou para ficar e tem se mostrado cada vez mais aquecida. Boa parte das vendas do Dia das Mães do ano passado aconteceu pelo e-commerce e esse cenário deve se repetir em 2022, até mesmo devido às facilidades nas condições de pagamento, como o uso do PIX, por exemplo”, destacou.
Alyne Araújo, para O Poder
Foto: Reprodução – Aniele Nascimento/Gazeta do Povo