Para prevenir as doenças emocionais causadas pelo estresse de policiais militares no seu cotidiano laboral, está em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o Projeto de Lei nº 200/2022. A proposta, de autoria do deputado Saullo Vianna (União Brasil), quer instituir a Semana Estadual em Prol da Saúde Mental Policial.
O Projeto de Lei determina, em seu artigo 1º, que fica instituída a Semana Estadual em Prol da Saúde Mental Policial a ser realizada anualmente na primeira semana do mês de janeiro, passando a integrar o calendário de eventos oficiais do Estado do Amazonas.
Saullo Vianna afirma, em sua justificativa, que as pesquisas apontam que esses policiais estão expostos a estresse no seu cotidiano laboral, o que gera sofrimento psíquico e reduz a eficácia da atuação profissional.
“No Brasil, ainda existem poucas pesquisas desenvolvidas em âmbito nacional com os muitos batalhões da Polícia Militar, que permitam conhecer como o policial militar se percebe e avalia sua saúde mental. Um dos agravantes do estresse no trabalho do policial pode estar associado à limitação que a sociedade submete pessoas quanto às manifestações de suas angústias, frustrações e emoções. Esse fato fica ainda mais grave no caso do policial, pois, se não há espaço para que tais manifestações sejam reveladas e trabalhadas, então, possivelmente, esses sintomas podem ser prejudiciais diante de uma situação que envolve risco”, ressaltou.
A matéria será avaliada pelas comissões especiais da Aleam e votada nas próximas semanas.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Acervo O Poder
Edição e Revisão: Alyne Araújo e Henderson Martins