O governador Wilson Lima (UB) disse que o presidente Jair Bolsonaro (PL) fez mais uma promessa para o Estado. Segundo o chefe do Executivo Estadual, nos próximos dias o governo federal fará um novo Decreto com redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em 35%, porém excluindo os produtos da Zona Franca de Manaus (ZFM). O gestor tenta uma reunião para encontrar medidas de compensação.
“Ontem eu estive com o presidente, em uma reunião, que me garantiu que nos próximos dias será publicado o Decreto aumentando a redução para 35% e nele ficam de fora os produtos da ZFM. Os 25% estão mantidos. O que estamos fazendo em paralelo a isso foi um acordo com o presidente da República para que o Ministério da Economia, juntamente com os técnicos do Estado do Amazonas, possam se reunir para encontrar medidas compensatórias”, explicou Lima ao lado do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) durante coletiva de imprensa.
O governador exemplificou que essas medidas podem ser um imposto sobre o lucro ou como Imposto de Renda (IR). Ele também falou que houve uma reunião com o ministro André Mendonça do Supremo Tribunal Federal (STF) com técnicos da Secretaria da Fazenda que explicaram a importância da ZFM.
“É importante ressaltar os caminhos que estão sendo construídos para resgatar a competitividade da Zona Franca de Manaus com a colaboração de todos. É uma bandeira do povo do Amazonas e é a nossa sobrevivência para garantir geração de emprego e renda”, falou Wilson Lima.
Quanto à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), o governador falou que não irá desistir. Wilson Lima esteve reunido com o presidente Bolsonaro nesta quarta-feira, 27, quando este voltou a prometer que excluiria os produtos da ZFM.
Priscila Rosas, para O Poder
Foto: Dhyeizo Lemos/Semcom