O Polo Industrial de Manaus (PIM) produziu 439.817 motocicletas somente no primeiro quadrimestre deste ano. A marca é 22,3% superior ao registrado no ano passado, quando foram fabricadas 359.621 motocicletas, conforme dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).
A entidade indica, ainda, que 112.678 motocicletas saíram das linhas de montagem do PIM em abril. O número corresponde a uma retração de 17,4% na comparação com março (136.350 unidades) e de 7,8% em relação ao mesmo mês do ano passado (122.220 motocicletas). Para este ano está prevista a produção total de 1.290.000 unidades, volume 7% maior que as 1.195.149 motocicletas fabricadas no PIM ao longo do ano passado.
Para representantes do setor, o cenário do segmento está positivo. “As projeções da Abraciclo confirmam o cenário de recuperação gradativa da indústria de motocicletas, que vem retomando os volumes pré-pandemia. A BMW Motorrad, por exemplo, se consolidou na liderança do segmento Premium em 2021, com a comercialização de 11.904 unidades, um aumento de 13,9% em comparação com 2020 (10.447). Além disso, a fábrica do BMW Group em Manaus, inaugurada em 2016, é até hoje a única fora da Alemanha a produzir motocicletas”, afirmou o diretor da fábrica do BMW Group em Manaus, Jefferson Dias.
Em termos de produção, a empresa já aumentou a capacidade de 10 mil para 15 mil motocicletas fabricadas anualmente.
Vendas no varejo
No primeiro quadrimestre foram emplacadas 382.380 motocicletas, aumento de 27,4% na comparação com o mesmo período de 2021 (300.098 unidades), o que demonstra que o mercado de duas rodas segue aquecido. “É um movimento que começou com a pandemia. Muitas pessoas optaram pela motocicleta para fugir da aglomeração do transporte público e para utilizá-la como instrumento de trabalho, atuando nos serviços de entrega. Mais recentemente, há aquelas que escolheram o modal para driblar a alta constante nos preços dos combustíveis”, complementou o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian.
Em abril, as vendas no varejo somaram 107.707 unidades, volume 2,1% menor ao registrado em março (110.040 motocicletas) e 13,8% superior ao alcançado no mesmo mês de 2021 (94.654 unidades).
Com 54.424 unidades e 50,5% do total de emplacamentos, a Street foi a líder no ranking de vendas de abril. Em segundo lugar, ficou a Trail (18.569 motocicletas e 17,2% dos emplacamentos), seguida pela Motoneta (15.942 unidades e 14,8%).
De acordo com Fermanian, as fabricantes operam dentro da normalidade e conforme o planejamento anual. “As unidades fabris cumprem seus programas de produção. Com isso, mantemos nossa expectativa de produzir 1,29 milhão de unidades em 2022”, afirma. Com esse resultado, a indústria de motocicletas estima crescer 7,9% em 2022, na comparação com 2021 (1.195.149 unidades).
Alyne Araújo, com informações da assessoria
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