fevereiro 22, 2026 09:04

Aleam recebe Mensagem Governamental que institui Regime de Previdência Complementar

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu nesta segunda-feira, 16, a mensagem governamental nº 36/2022, referente ao Projeto de Lei nº 231/2002. A proposta altera na forma que especifica a Lei n.º 5.633, de 29 de setembro de 2021, que institui o Regime de Previdência Complementar no Amazonas.

Além disso, o projeto fixa o limite máximo para a concessão de aposentadorias e pensões pelo regime de previdência de que trata o artigo 40 da Constituição Federal, autoriza a adesão a plano de benefícios de previdência complementar e dá outras providências. Em trecho da mensagem, o governador Wilson Lima (União Brasil) afirma que “a presente iniciativa legislativa traduz o anseio dos servidores públicos efetivos do Estado do Amazonas, incluindo-se os poderes constituídos, ao permitir prazo compatível e adequado para o saneamento de dúvidas sobre o processo de implementação do Regime de Previdência Complementar – RPC, no Amazonas, instituído, no plano legislativo, pela Lei n.º 5.633, de 29 de setembro de 2021. Com efeito, algumas das dúvidas dizem respeito à segunda fase de implementação e funcionamento do RPC, relativa ao cumprimento do disposto no §16 do artigo 40 da Constituição da República, que assegura a aplicação do RPC, mediante prévia e expressa opção, ao segurado que tiver ingressado no serviço público até a data da publicação do ato de instituição do RPC, no âmbito estadual”.

A matéria diz, ainda, em seu artigo 5º, que os servidores e membros definidos no § 1.º do artigo 1.º da Lei, que tenham ingressado no serviço público até a data anterior ao início da vigência do Regime de Previdência Complementar, poderão, mediante prévia e expressa opção, aderir ao RPC, na forma a ser regulada por lei específica, até o dia 31 de agosto de 2022.

A pedido do governador Wilson Lima, a matéria vai tramitar em regime de urgência para ser votada pelos deputados o mais rápido possível.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Acervo O Poder

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!