fevereiro 22, 2026 10:26

Estabelecimentos públicos e privados deverão realizar coleta seletiva de lixo

Está em tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) o Projeto de Lei nº 234/2022, que dispõe sobre a obrigatoriedade de implantação do processo de coleta seletiva de lixo, nos estabelecimentos públicos e privados do Amazonas. O descumprimento da presente Lei acarretará ao infrator a pena de multa no valor de 300  Unidades Fiscais de Referência – UFIR. A matéria é de autoria do presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (União Brasil).

O Projeto de Lei determina que ficam obrigados a implementar o processo de coleta seletiva de lixo, os seguintes estabelecimentos:

I – shopping centers, que possuam número superior a 50  estabelecimentos comerciais;

II – empresas de grande porte;

III – condomínios industriais com, no mínimo, 50  estabelecimentos;

IV – condomínios residenciais com, no mínimo, 50 habitações;

V – repartições públicas.

Para o cumprimento do disposto no artigo 1º, os estabelecimentos elencados deverão acondicionar separadamente os seguintes resíduos produzidos em suas dependências: papel; plástico; metal; vidro, material orgânico e resíduos gerais não recicláveis.

Roberto Cidade afirma, em sua justificativa, que o meio ambiente é um bem muito importante para a coletividade. A coleta seletiva é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável e tornou-se uma ação importante na vida moderna devido ao aumento do consumo e, consequentemente, do lixo produzido.

“Estimativas do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) preveem que o lixo mundial aumentará para 2,2 bilhões de toneladas até 2025. O Brasil produz, atualmente, cerca de 228,4 mil toneladas de lixo por dia, segundo a última pesquisa de saneamento básico consolidada pelo IBGE, em 2000. O chamado lixo domiciliar equivale a pouco mais da metade desse volume, ou 125 mil toneladas diárias. Adotar pequenas atitudes na rotina e preparar a casa ou empresa para separar corretamente o lixo é uma das melhores maneiras para ajudar na preservação do meio ambiente”, afirmou.

A matéria vai ser avaliada pelas comissões especiais da Aleam e depois votada pelos deputados.

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Acervo O Poder

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!