O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador David Reis (Avante), anunciou, ao término da Sessão desta quarta-feira, 25, que terá uma nova agenda fora da cidade. Desta vez, Reis representará a Casa Legislativa no XXXV Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL) em Belo Horizonte (MG).
A ida para a capital mineira está marcada para esta quinta-feira, 26, e o retorno acontecerá na madrugada de sábado, 28. “Nossa escola do Legislativo, por meio do programa ‘Escolegis CMM’, vai concorrer de forma nacional com outras Câmaras e escolas do Legislativo. Estou confiante que, se Deus quiser, retornaremos com esse prêmio para a Câmara Municipal de Manaus e para a cidade de Manaus”, comentou David Reis.
A Escolegis, segundo o presidente, é um sucesso de matrículas, mas em seu Portal de Transparência, o Parlamento Municipal não divulga matriculados, cursos ofertados, quantitativo atual de alunos e nem se há vínculos ao setor público.
Diário Oficial
No Diário Oficial do Legislativo Municipal disponibilizado nessa terça-feira, 24, David Reis autoriza a viagem com concessão de passagens aéreas, bem como diária da diretora da Escolegis, Debora Cavalcante Moura, e da servidora Eriedna Vieira de Sena. O documento informa apenas que ambas irão “tratar de assuntos do interesse da Escolegis da Câmara Municipal”, sem citar a premiação que o presidente da Casa falou em plenário.
O valor que o Parlamento paga na concessão de viagens aéreas também não é publicado no Portal da Transparência da CMM. O Portal O Poder fez um levantamento em um site especializado de passagens aéreas no qual o custo do bilhete varia entre R$ 3.981 e R$ 4.513 para um adulto nas datas anunciadas por David Reis.
Quanto à passagem e diária do presidente do Legislativo Municipal, não há publicações no Diário Oficial. O documento está aqui.
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Foto: Divulgação