maio 8, 2025 22:16

Eleições 2022: Terra do boi-bumbá é hegemonicamente Lulista

A eleição no amazonas está em mudança. O fato é atribuído à movimentação dos números, que acontece desde março, principalmente no interior. No entanto, há municípios que têm como certo candidato para presidente, como Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), por exemplo.

A ilha tupinambarana é hegemonicamente Lulista. “Os candidatos precisam ter esse cuidado em Parintins. Quem pedir votos para Jair Bolsonaro na terra dos Bois vai perder voto para si mesmo”, disse o diretor do Instituto Pontual Pesquisas, Eric Barbosa, ao ressaltar que situação semelhante acontece em Itacoatiara, outro município considerado bastante Lulista no Estado, com base nas pesquisas quantitativa e qualitativa.

Foto: Primeiro turno das eleições geais de 2018.
Foto: Segundo turno das eleições geais de 2018.

Cenário diferente acontece em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). A terra das Cirandas é o município mais Bolsonarista do Amazonas atualmente.

De acordo com Barbosa, o presidente Jair Bolsonaro (PL) conquistou uma boa parte de eleitores em Manaus. Porém, essa margem diminui consideravelmente no interior, onde o ex-presidente Lula (PT) é bastante lembrado e querido por um grande número do eleitorado.

“Bolsonaro tem pontos negativos porque o eleitor entende uma certa inabilidade de gestão, que não sabe governar. Por outro lado, o público do Bolsonaro o enxerga como político honesto, que não tem casos de corrupção ou algum outro tipo de escândalo ao longo do seu governo”, explicou o diretor do Instituto Pontual Pesquisa.

Sobre Lula, Barbosa comentou que o petista está bem no interior do Amazonas. “Lula ganha créditos por conta de toda a realização de trabalhos durante seu governo, como o programa Luz Para todos e outros benefícios envolvendo a questão rural”, enfatizou.

Disputa acirrada

Para as eleições de outubro, o especialista disse acreditar que a disputa será acirrada. “Podemos comparar com Flamengo e Vasco. Serão dois times com seus torcedores bem divididos. Em Manaus, Lula está ombro a ombro com Bolsonaro, diferente do interior, onde Lula é muito forte”, destacou.

Eric Barbosa disse, ainda, que a disputa está com 80% de chances para ser entre Lula e Bolsonaro. “Em Manaus, o eleitor entende que Lula é envolvido com casos de corrupção, o que o torna antagonista direto de Bolsonaro. Já o eleitor Bolsonarista está alinhado com todos os direcionamentos de direita”, ressaltou.

 

 

Da Redação

Fotos: Divulgação

Últimas Notícias

CMM homenageia Suframa pelos 58 anos em prol do desenvolvimento da Amazônia

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) prestou nesta quinta-feira (8) uma homenagem aos 58 anos de criação da Superintendência...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!